Operação Cidade Segura apreende drogas, faz prisões e retém veículos em Curitiba 04/09/2023 - 08:00

A Secretaria estadual da Segurança Pública (Sesp) divulgou nesta segunda-feira (04) o balanço final da Operação Cidade Segura, de reforço no policiamento ostensivo em Curitiba para combater crimes e ampliar a proteção da população. Nos dois dias de atuação (31 e 1º), foram apreendidas substâncias entorpecentes como cocaína, maconha, crack e comprimidos de ecstasy. Quatro pessoas foram presas e dois menores apreendidos e encaminhados à Delegacia do Adolescente.

Durante a operação, 500 quilômetros de vias que foram patrulhados na Capital. As forças de segurança realizaram ações de bloqueio, verificação de estabelecimentos, abordagem a pessoas e fiscalização de veículos.

Mais de 380 veículos foram vistoriados e, destes, 52 autuados por irregularidades. Além disso, um veículo foi encaminhado à delegacia de polícia, 26 veículos retidos e liberados, enquanto outros 11 foram recolhidos ao pátio devido a infrações de natureza administrativa. A operação também incluiu 21 testes etilômetros, resultando no encaminhamento de um condutor por embriaguez ao volante.

“Os resultados desta operação refletem a parceria e a unificação das forças de segurança do Paraná. Os números que conseguimos atingir demonstram que a colaboração entre as forças é fundamental para a integração, baseada em alinhamento de ações e com compartilhamento de inteligência”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

As aeronaves do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) da Polícia Civil e do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) auxiliaram nas ações policiais, atuando por mais de cinco horas no patrulhamento aéreo noturno, contribuindo para a eficácia da operação.

OPERAÇÃO – O lançamento da Operação Cidade Segura ocorreu na última quinta-feira (31), na sede da Cidade da Polícia, no bairro Batel. De lá, os policiais civis e militares se deslocaram para diversos pontos da cidade. Todo o lançamento foi acompanhado pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR).

A operação reuniu cerca de 30 equipes policiais e contou com ações preventivas e repressivas, por meio de patrulhamento terrestre e aéreo, bloqueios de trânsito, abordagens policiais e fiscalizações de veículos e pessoas. Nesta primeira fase foram escolhidos bairros como Cristo Rei, Jardim das Américas, Cidade Industrial de Curitiba e Sítio Cercado.