ONU escolhe PMPR para sediar curso de capacitação de policiais para atuarem em missões de paz 28/09/2023 - 16:30

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) sediou o Curso de Treinamento de Funções Específicas de Trabalho dos Policiais das Nações Unidas. Com objetivo de capacitar os agentes a serem instrutores de temas que são ministrados nos cursos de habilitação de policiais para integrarem as missões de paz, o curso começou no dia 12 de setembro e foi até 28 do mesmo mês.

Promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o curso traz matérias que compõem conhecimentos necessários para a formação do Policial das Nações Unidas, possuindo em sua grade curricular os seguintes temas: mentoria; monitoramento e assessoramento policiais; policiamento orientado à comunidade e desenvolvimento e construção de capacidades policiais.

Ao concluírem, os participantes são qualificados como multiplicadores, os quais poderão ser convocados pela ONU para lecionarem nos cursos de capacitação de policiais em missões de paz.

O subcomandante-geral da PMPR, coronel Paulo Henrique Semmer, que presidiu a solenidade, agradeceu às Nações Unidas pela chance de sediar o evento. “Como representante da polícia militar e do Brasil, agradeço a oportunidade de sediar este evento tão grandioso. Saibam que o Brasil sempre envia seus melhores profissionais para as diversas missões de paz e agora os enviará ainda mais capacitados”, disse.

É a primeira vez que um curso desta modalidade ocorre na América Latina, e a ideia de realizá-lo por aqui surgiu em 2022 enquanto a capitã Elaine Pereira Melere, oficial da PMPR, era aluna deste mesmo treinamento na Jordânia. Neste período, foi encarregada de produzir um estudo para verificar a possibilidade da realização deste curso no continente sul-americano, com o intuito de fomentar a participação desta região em questões policiais nas missões de paz das Nações Unidas, uma vez que ela era a única representante deste continente naquela turma.

“Fui encarregada de fazer um estudo para verificar a viabilidade da Polícia Militar do Paraná servir de sede para esse curso. Após diversas tratativas, conseguimos realizá-lo em nosso país. Sediar um evento das Nações Unidas demonstra que temos capacidade técnica e a confiança de uma organização internacional, além de contribuir para as questões de segurança mundial”, afirmou a capitã Melere.

DURAÇÃO - O curso durou dezessete dias e formou vinte e um policiais oriundos da Argentina, África do Sul, Belize, Brasil, Canadá, Chile, Equador e Paraguai. Entre os cinco alunos brasileiros, haviam dois da PMPR, o capitão Bruno Ryuiti Nagata e a tenente Keyla Wosniak.

“Tive a oportunidade de aprender novas técnicas, transformações e conhecimentos que podem ser aplicados na nossa corporação. O curso ensina como podemos aproximar a comunidade e a polícia, por meio do desenvolvimento de planos de trabalho e etapas de implementação do policiamento comunitário”, destacou o capitão Nagata.

A tenente Wosniak, afirma que “trata-se de um curso de treinamento para treinadores, que capacita nós alunos como multiplicadores de conhecimentos destinado ao ensino nos cursos de preparação de novos policiais que serão empregados em missões de paz, bem como, com o propósito de difundir estes ensinamentos dentro da nossa Corporação”.

AUTORIDADES - Além do subcomandante-geral da PMPR, participaram da solenidade o diretor do Curso, senhor Amod Gurung; o diretor-adjunto do Curso, senhor Andrii Shevarikhin; o coronel Roberto Francisco Cardoso, diretor de Ensino e Pesquisa da PMPR, demais autoridades e os formandos.