Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas e Programa Prumos promovem ciclo de palestras em Maringá e Londrina 18/09/2023 - 18:08

O Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas (NEPSD), em parceria com o Programa Prumos, que atua na qualidade de vida e atendimento em saúde mental dos servidores, está levando conhecimento e conscientização sobre a importância do cuidado e atenção aos servidores da Segurança Pública nos municípios de Maringá e Londrina. A iniciativa faz parte do Ciclo de Palestras, que teve sua primeira edição na abertura do evento “Junho Paraná Sem Drogas” no auditório da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP).

O compromisso do Estado do Paraná em abordar questões relacionadas às drogas e garantir a qualidade de vida dos seus servidores está ganhando força, com a implementação de ações do Plano Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas, lançado em 2023.

A programação, que acontecerá nos dias 19 e 20 de setembro, em Maringá e Londrina, respectivamente, aborda uma série de tópicos relevantes, incluindo a prevenção ao uso de drogas, saúde mental e construção de relações saudáveis no ambiente de trabalho. A ação contará com a palestra sobre “Qualidade de Vida na Família e no Trabalho”, com o economista e servidor do NEPSD José Augusto Soavinski.

Também será realizada uma apresentação a respeito do “Fluxo de Atendimento”, mediada pelo Gestor do Centro de Atendimento Psicossocial (CAP) de Londrina, Soldado Rafael Milan, com o auxílio de profissionais do serviço social e psicologia. Em Maringá, a apresentação será mediada pelo Gestor do CAP-Maringá, soldado Jeison Machado.

“O objetivo do ciclo de palestras é cientificar todos os servidores do fluxo de atendimento do Programa Prumos, ainda abordar o tema qualidade de vida na família e trabalho”, explica o chefe do Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas, delegado Renato Figueiroa.

Embora o Programa Prumos ainda não conte com um atendimento específico voltado aos casos de dependência química, ele auxilia no encaminhamento, verificando se o servidor necessita de atendimento especializado. “A Prumos seria a porta de entrada para tentar uma solução para esse tipo de caso. Por isso, nós unimos a palestra sobre o Programa Prumus e o Núcleo Estadual de Políticas Sobre Drogas”, explica a chefe do Centro de Acompanhamento de Programas Biopsicossociais da Secretaria de Segurança Pública, capitã Ronize Stein Piancini.

Este ciclo de palestras é uma resposta aos desafios encontrados pelos servidores da segurança pública, que muitas vezes lidam com situações de estresse no exercício de suas funções. O objetivo é fornecer ferramentas e conhecimentos que possam auxiliá-los a enfrentar esses desafios de maneira mais saudável. “Ainda, o objetivo é ampliar para mais regiões do estado. As próximas serão em Cascavel e Foz do Iguaçu”, conclui o delegado Figueiroa.

CONVITE - Todos os servidores da segurança pública estão convidados a participar das palestras, com ênfase para aqueles que atuam nas regiões de Maringá e Londrina.

Ao fornecer conhecimento e apoio, o Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas e o Programa Prumos demonstram seu compromisso em cuidar daqueles que dedicam suas vidas à segurança da comunidade.

SERVIÇO: Maringá - Inscrição aqui.

Data: Terça-feira (19 de Setembro)

Horário: 9h às 12h

Local: Auditório Dorival Moreschi / Unicesumar - Av. Guedner. 1610 - Jardim Aclimação, Maringá - PR

Londrina - Inscrição aqui.

Data: Quarta-feira (20 de Setembro)

Horário: 9h às 12h

Local: Anfiteatro CESA / Universidade Estadual de Londrina - Campus Universitário, Londrina  - PR