Nova reunião estratégica entre Paraná e outros quatro estados reforça atuação contra o crime 29/09/2023 - 16:20

Novas ações coordenadas e integradas para o combate ao crime organizado em fronteiras e divisas foram propostas durante a terceira edição do SULMaSSP, grupo que reúne os secretários da segurança pública do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo. No encontro, realizado nesta quinta e sexta-feira (28 e 29), em Campo Grande (MS), foi assinado um acordo para instituir grupos de estudo e nomear recursos humanos que farão análises e proposição de ações para a política pública da área da segurança.

No primeiro dia, o debate focou a promoção de ação integrada para desarticulação de organizações criminosas tanto na fronteira quanto nas cidades. Nesta sexta-feira foram discutidas soluções tecnológicas e combate de crimes cometidos no campo. “A reunião reforçou e aprimorou as estratégias traçadas nas edições anteriores do SULMaSSP, por meio de um balanço e avaliação das ações realizadas”, afirmou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.

Ele explicou que o SULMaSSP, criado em março de 2023, surgiu da decisão dos cinco estados de integrar as áreas da inteligência e operacional para dar mais eficácia às ações. “As duas reuniões anteriores resultaram em operações bastante positivas. Os encontros vêm crescendo e criando força, a ponto de termos tratativas legislativas que foram sugeridas e já estão sendo debatidas em âmbito nacional”, disse.

Nesta terceira edição, a ênfase foi estabelecer uma integração sólida entre os estados. O secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira, afirmou que o combate ao crime organizado, a partir de investimentos e iniciativas como o SULMaspp, promove o progresso e contribui para o bem-estar social. “O Mato Grosso do Sul é um estado pujante, com índices de criminalidade em queda. Mas, quando nos alinhamos, este trabalho se torna mais fácil. É isso que estamos buscando”, disse.

Em meio a um ciclo de conquistas, PCPR comemora 170 anos

Novo decreto cria a 10ª Companhia Independente da PM em Laranjeiras do Sul

PRIMEIRAS EDIÇÕES – Depois do primeiro encontro, em março de 2023, em Curitiba, já houve uma grande operação com pontos de bloqueios na divisa entre os estados, patrulhamento em rodovias, marítimo e aéreo, e abordagens a veículos e pessoas, identificação e monitoramento de possíveis infratores e ações de repressão qualificada.

As ações resultaram no cumprimento de 103 mandados judiciais, prisão de 127 pessoas, apreensão de 184 veículos, além 32 mil pessoas abordadas, 40 mil maços de cigarros contrabandeados apreendidos, 17 armas de fogo retiradas de circulação, a apreensão de 3.487 mil toneladas de entorpecentes.

Após se reunirem em julho deste ano na capital paulista, houve mais uma operação com um efetivo de 17 mil policiais dos cinco estados. Mais de 1.500 pessoas foram presas. Ela também resultou na apreensão de 11 toneladas de entorpecentes e na captura de 423 foragidos. Foram retiradas de circulação 185 armas de fogo e recuperados 145 veículos.