Nas águas e nas matas do Litoral, Polícia Ambiental faz oito prisões e resgata 174 aves silvestres nos primeiros 10 dias de Verão Consciente 01/01/2021 - 11:04

A proteção ao meio ambiente não ficou parada com a pandemia do coronavírus e com a chegada do verão as ações foram intensificadas pelo Batalhão de Polícia Ambiental Força-Verde (BPAmb-FV), principalmente no Litoral do estado com o Verão Consciente 2020/2021. O balanço dos primeiros 10 dias de trabalho resultou em oito prisões, 19 autos de infração ambiental lavrados e 174 aves silvestres resgatadas.

Com uma grande extensão territorial e aquática, a região litorânea recebeu um incremento de policiamento com viaturas nas áreas terrestres e com embarcações nos rios e baías, para reforçar a 1ª Companhia, responsável pela área. Com base em denúncias, os policiais militares ambientais flagraram situações de caça e pesca ilegal, desmatamento de áreas de proteção ambiental permanente, e também danos contra a fauna e flora.

Segundo o subcomandante do batalhão, tenente-coronel Jean Rafael Puchetti Ferreira, mesmo com os desafios da pandemia, foi montado um planejamento para que houvesse maior presença das equipes policiais ambientais na Costa Leste durante o Verão Consciente 2019/2020 para coibir os crimes ambientais e proporcionar mais segurança às pessoas que estão na região para conhecer pontos da natureza local.

“Temos feito ações no sentido de fortalecer o policiamento ostensivo e preventivo e, além disso, atendemos chamadas que chegam pelo 190 ou denúncias pelo 181 Disque-Denúncia. A atividade de combate a crimes ambientais abrange a fauna e a flora, e conta com atuação do policiamento a pé e com embarcação em todo o Litoral, incluindo a Ilha do Mel”, destacou.

Segundo o balanço do batalhão dos primeiros 10 dias (entre 19 e 29 de dezembro), os policiais militares ambientais atenderam 47 denúncias e lavraram 19 autos de infração ambiental, os quais correspondem a R$ 479.413,00 em multas aos infratores. O trabalho rendeu ainda o resgate de 174 pássaros silvestres, alguns que constam na lista de aves com risco de extinção, como é o caso do papagaio-de-peito-roxo. As equipes policiais descobriram pontos de desmate e identificaram 2,114 hectares devastados.

No mar e nos rios que chegam às baías de Paranaguá e Guaratuba, os policiais militares ambientais fizeram abordagens a embarcações para verificar documentação e inibir crimes contra a pesca. As ações resultaram na apreensão de 460 metros de redes de pesca. Já a fiscalização contra a extração de recursos naturais de maneira irregular levou as equipes a apreenderam 48 vidros de palmito Jussara em uma casa na cidade de Matinhos (PR), produto que seria comercializado sem a devida documentação legal e os cuidados sanitários necessários.

OPERAÇÃO NO MAR – As equipes policiais ambientais também fazem a fiscalização no mar, para coibir crimes, como a pesca ilegal. Nesta semana, um esforço conjunto do Batalhão Ambiental, 9º Batalhão, Corpo de Bombeiros e Marinha do Brasil foi feito para fiscalizar embarcações que seguiam e retornavam da Ilha do Mel. Segundo o tenente-coronel Puchetti, o objetivo foi flagrar barcos sem autorização para transporte de pessoas. “Sabemos que existe essa prática, mas estamos trabalhando integrados para inibir essa conduta e garantir que o transporte de pessoas ocorra dentro do que a legislação permite”, disse.