Museu Paranaense de Ciências Forenses reúne 300 visitantes na 17ª Primavera dos Museus 25/09/2023 - 15:33

O Museu Paranaense de Ciências Forenses (MPCF) da Polícia Científica do Paraná participou, no último sábado (23), da 17ª Primavera dos Museus. Mais de 300 pessoas passaram pelo local e conheceram como era o antigo necrotério de Curitiba e a estrutura do Tarumã. Também tiveram acesso ao acervo da instituição, que reúne cadáveres mumificados e materiais de cunho educativo.

O evento foi coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus e visa mobilizar os museus brasileiros com programações especiais. A ação tem como objetivo promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante das instituições e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

“Finalizamos nosso evento da 17ª Primavera dos Museus muito felizes com a receptividade do público. Mais de 300 pessoas reservaram um tempo do seu final de semana para vir conhecer nosso espaço e o trabalho da Polícia Científica”, disse a diretora do MPCF, Fabíola Machado.

O antigo necrotério localizado na Unidade de Execução Técnico-Científica (UETC), na Visconde de Guarapuava, em Curitiba, é parte integrante do MPCF. No local, as pessoas visitaram as salas de necrópsia e conheceram as mesas e instrumentos utilizados no passado para realização de exames, além das câmaras frias e a seção de antropologia forense. 

A UETC Tarumã, onde fica a maior parte do acervo, também ficou aberta ao público. Lá foi possível ter acesso a todo o acervo da instituição, como casos de perícias antigas, objetos de cenas de crimes ou de acidentes, entre outros materiais.  

MPCF – O Museu Paranaense de Ciências Forenses integra a Polícia Científica do Paraná, órgão responsável pela realização das perícias oficiais de natureza criminal do Estado, indispensáveis para a elucidação de crimes.

O espaço é dedicado à conservação da história da Polícia Científica do Paraná e à divulgação das ciências forenses. Possui em seu acervo instrumentos e equipamentos utilizados desde o início das atividades periciais no Estado do Paraná, além de livros, documentos, arquivos fotográficos e centenas de ossos e outras peças anatômicas.

As visitas ao museu ocorrem somente na modalidade guiada, de modo a proporcionar uma proveitosa experiência aos visitantes. O público é composto, majoritariamente, por estudantes das áreas da saúde e do direito e, nestes casos, além do Museu Paranaense de Ciências Forenses, a visita contempla também, os laboratórios da Polícia Científica.

Para dúvidas ou para agendamento de visitas entrar em contato por e-mail: museuforense@policiacientifica.pr.gov.br.

GALERIA DE IMAGENS