Mais de 1,5 mil casas da Capital e RMC recebem caixas d’água graças à parceira entre forças de segurança, Exército e Sanepar 14/12/2020 - 08:50

A falta de água que atinge milhares de moradores do Paraná por causa da forte estiagem e a carência de pessoas mais necessitadas que ainda não tinham uma caixa d’agua, mobilizaram a criação de uma força-tarefa que envolveu a Secretaria da Segurança Pública, o Exército Brasileiro e a Sanepar para a entrega e instalação gratuita de mais de 1,5 mil caixas d’água para as famílias de Curitiba e Região Metropolitana, cadastradas no programa Tarifa Social da Sanepar. As entregas ocorreram de setembro a novembro.

Os trabalhos envolveram o 27º Batalhão de Logística do Exército Brasileiro (27º B Log), junto com tropa preparada para fazer a instalação das caixas; o Corpo de Bombeiros, que fez o transporte; a Polícia Militar com a segurança dos profissionais durante as jornadas de trabalho; e a Sanepar, que doou as caixas d’água para as famílias.

Para o secretário Marinho, parcerias assim tornam as ações de segurança pública mais fortes. “Nós trabalhamos intensamente em uma gama de programas, projetos e campanhas, e sempre contamos com parceiros que entendem o objetivo de servir ao cidadão e contribuem com o trabalho da Secretaria. Valorizamos o apoio das nossas polícias e do Exército na instalação das caixas d’água, ao proporcionar uma garantia de abastecimento para as famílias mais carentes”, disse.

O know how do 27º B Log em dar suporte e suprimentos para diversas atividades do Exército Brasileiro em diferentes missões no Paraná e em Santa Catarina prepararam os soldados da unidade que tem capacidade de resposta para diferentes situações de calamidade pública, incluindo, também, o apoio às ações relacionadas à estiagem.

Segundo o comandante do batalhão do Exército, coronel Edmar Cordeiro, a parceria com a Secretaria da Segurança Pública reforça o papel social e humanitário de ambas as instituições, e demonstra a credibilidade das forças públicas diante de situações graves que atingem a população. O coronel Marinho conversou com o Comandante da 5ª Divisão de Exército, general Carlos José Russo Assumpção Penteado, e firmou a parceria.

“A Sesp viu que o Exército poderia ajudar nesse momento tão delicado que vivemos com escassez de água, em especial por conta das casas que não tinham como armazenar pela falta de uma caixa d’água. Participar dessa iniciativa foi importante para levar mais qualidade aos moradores”, destacou.

Todas as casas que receberam a caixa d’água são inscritas no programa social da Sanepar Tarifa Social, e a seleção foi feita pela própria empresa. Para o coronel Edmar, o envolvimento de vários segmentos da segurança pública multiplicou as forças e agilizou a instalação das caixas nas casas. “O planejamento ficou com a Sanepar, que estabeleceu os pontos de ação, e nós executamos a missão de instalação com apoio da PM e do Corpo de Bombeiros, a partir da coordenação da Sesp. Sem essa ajuda, a entrega seria mais lenta e os efeitos acabariam sendo menores”, destacou.

GALERIA DE IMAGENS