Janeiro Branco: crescem os encaminhamentos ao serviço de apoio a saúde mental para servidores da segurança pública 11/01/2024 - 11:21

Janeiro é o mês dedicado à conscientização da saúde mental por meio da campanha global Janeiro Branco, que começou a ser difundida no Brasil em 2014. A Polícia Penal do Paraná (PPPR) disponibiliza aos servidores e dependentes o Programa de Atenção à Saúde do Servidor Penitenciário (PASSP), que auxilia os pacientes em diferentes questões sociais, realizando o encaminhamento para atendimentos ou tratamentos de saúde através do Programa de Atenção Psicossocial - Prumos, da Secretaria da Segurança Pública do Estado (Sesp).

No ano de 2023, a PASSP realizou 577 encaminhamentos, um aumento de mais de 300 atendimentos em relação ao ano anterior. Entre os principais casos atendidos estão transtornos mentais, tentativas de suicídio, surtos psicológicos, luto, separações matrimoniais, doenças crônicas, dependências químicas, entre outros. Os atendimentos são feitos pelos profissionais do Programa Prumos ou, em casos psiquiátricos emergenciais, pelo Hospital da Santa Casa.

“O aumento da procura do servidor por uma ajuda mostra que as pessoas estão cada vez mais conscientes em relação à importância da saúde mental. E uma boa saúde mental impacta na qualidade de vida e de trabalho, desenvolvendo profissionais mais responsáveis, já que a atividade do policial é muito estressante e dificultosa no seu dia a dia”, explicou o diretor-geral da Polícia Penal, Reginaldo Peixoto.

O atendimento pode ser acionado por busca voluntária, encaminhamento de colegas de trabalho ou familiares ou pela chefia imediata através do e-protocolo. Os canais de atendimento são via e-protocolo (Dep/de/saudeservidor), e-mail (saudeservidor@deppen.pr.gov.br), telefone fixo (41-3234-3500) e plantão/whatsapp (41 9509-0177). O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

PRUMOS – O Programa Prumos é formado por diferentes profissionais da área da Psicologia e Assistência Social que oferecem suporte especializado à saúde mental dos servidores da segurança pública e seus dependentes, com alcance em todo o Paraná. Conta com cinco Centros de Atendimento Psicossocial (CAPs) localizados em Curitiba, Cascavel, Maringá e Londrina, além de 40 seções em unidades policiais em outros 22 municípios. Os CAPS estão instalados em imóveis fora das sedes das polícias, para que o profissional se sinta acolhido em um local separado e seja atendido com discrição, evitando exposição.

Segundo a chefe do Centro de Acompanhamento de Programas Biopsicossociais, Ronize Stein Piancini, o programa já realizou mais de 80 mil atendimentos em três anos, o que demonstra a sua importância e a quantidade de servidores e familiares que têm sido beneficiados. “Os profissionais da segurança pública estão em contato quase que diariamente com tragédias, desastres, situações de medo e desesperança, sendo uma das profissões mais estressantes e arriscadas. O Prumos ajuda sobremaneira em questões como estresse, ansiedade, transtorno pós-traumático (muito comuns na profissão), entre outros”, ressalta. 

 

GALERIA DE IMAGENS