Investimento de 112 milhões de dólares traz melhorias para a Segurança Pública do Paraná 25/03/2024 - 15:23

A Segurança Pública do Paraná (Sesp) recebeu aporte de 112 milhões de dólares nos últimos anos. O recurso, parte oriundo de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID para o Programa Paraná Seguro, já foi aplicado em obras, equipamentos, viaturas e programas.

“O convênio com o BID traz muitos avanços para o Paraná. Os recursos possibilitam aquisição de materiais e construção de obras que beneficiam os nossos servidores com melhor estrutura durante o trabalho, resultando em melhorias para toda a população, que recebe um atendimento melhor e cada vez mais humanizado”, afirmou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.

Durante o período de convênio, os representantes do BID supervisionam presencialmente, com acompanhamento técnico, as ações desenvolvidas, como ocorreu na última semana, quando a comitiva do BID se reuniu com o secretário Hudson. 

“A comitiva esteve no estado para monitorar o progresso do programa Paraná Seguro. É um projeto de 112 milhões de dólares, dos quais 67,2 milhões são provenientes de um empréstimo do Banco Interamericano”, explicou o Especialista setorial de Segurança Cidadã e Justiça do BID, Rodrigo Pantoja. 

Na ocasião foram feitas análises de desenvolvimento das metas, execuções dos produtos e um alinhamento acerca de planejamentos financeiros. O Programa tem o objetivo de reduzir a taxa de vítimas de crimes de roubos e homicídios, na população com faixa etária de 15 a 24 anos.

“O empréstimo visa apoiar a redução de homicídios, roubos e outros crimes no Estado. Ao mesmo tempo, as pessoas também procuram reduzir a incidência de adolescentes infratores e aumentar a capacidade do Estado para resolver crimes violentos, como homicídios”, concluiu Pantoja. 

Além disso, o Programa Paraná Seguro também traz inovações e otimização nos sistemas em soluções compostas de softwares e aplicações Mobile, que realizam atendimentos. A exemplo do SADE (Sistema de Atendimento e Despacho de Emergências), que faz o controle de atendimento, despacho e elaboração de documentações administrativas necessárias para atividade operacional da Polícia Militar do Estado do Paraná, que resultou na melhora do tempo total de atendimento.

OBRAS - Durante a visita da comitiva, que aconteceu entre 18 e 22 de março, obras de Curitiba, Região Metropolitana e da região Oeste do Estado receberam inspeção. Foram vistoriadas três obras já concluídas: 9º Grupamento de Bombeiros em Foz do Iguaçu, Cense de Toledo e Delegacia Cidadã de Cascavel.

O grupo também esteve em obras que estão em andamento, como as Delegacias Cidadãs de Colombo, do Batalhão de Fronteira em Marechal Candido Rondon, do Batalhão de Patrulha Escolar de Curitiba, do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE).

Ao todo, o Estado tem 17 obras financiadas pelo BID no Programa Paraná Seguro. Destas, além das três citadas acima, outras seis foram concluídas: Reforma do bloco III Academia Policial Militar do Guatupê e Delegacias Cidadãs de Almirante Tamandaré, Tarumã, Araucária, São José dos Pinhais e Guaíra.

PRESENÇAS - Eles foram acompanhados pelo diretor de Gestão Estrutural da Sesp, major Cecílio Campiolo Luz; pelo coordenador-geral do projeto, major João Cláudio Schena; pela coordenadora-adjunta, Ana Cristina Oporto e pela chefe do Centro de Engenharia e Arquitetura da Sesp, capitã Sabrina da Silva Barbosa. 

Também estiveram presentes os membros da Secretaria das Cidades (Secid), capitã Esperança Minervini, Dan Felipe Drummond Ayub, Luiz Antônio da Silveira, Roberta Guimarães e Tatiana da Silva.

GALERIA DE IMAGENS