Forças da Segurança Pública se unem em evento que arrecadou 13 toneladas de alimentos 21/11/2023 - 12:30

Seis forças integrantes da Segurança Pública uniram esforços em um evento organizado pela Maçonaria no último sábado (18) em Cascavel, no Oeste do Estado. O objetivo foi arrecadar doações para 25 entidades assistenciais.

O evento Semeando Solidariedade, que já está em sua 4ª edição, teve início em decorrência da necessidade de auxiliar famílias afetadas pela pandemia da Covid-19. “Ampliamos o número de entidades beneficiadas e convidamos empresas e organizações a se juntarem a nós, contando assim com todo o apoio de segurança de Cascavel”, afirmou um dos idealizadores, Antonio Moreni.

O presidente do Conselho de Segurança de Cascavel (Conseg), Mauri Barbosa, relatou que mais de 13 toneladas de alimentos foram arrecadadas e que o evento serviu para mostrar à sociedade a importância das forças de Segurança Pública. “Semear a solidariedade vai além da doação de alimentos; trata-se da aproximação das forças policiais com a sociedade, da integração, do conhecimento sobre o papel de cada uma delas e de como podem atuar”, destacou.

No evento, a Polícia Penal do Paraná (PPPR), Polícia Militar (PMPR), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil (PCPR), Exército Brasileiro (EB) e Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania (Transitar) apresentaram ao público parte de suas atividades, ferramentas, viaturas e equipamentos utilizados no cotidiano.

“É fundamental que a sociedade compreenda que todas essas forças policiais trabalham em conjunto, tendo como único inimigo o crime. Cada uma delas atua de forma específica para garantir que a sociedade possa viver da melhor maneira possível”, explicou o coordenador regional da PPPR em Cascavel, Thiago Correia.

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, ressaltou a importância da participação da comunidade cascavelense no auxílio ao próximo. “Temos uma cidade solidária, que sempre estende a mão para ajudar. Mas essa união das entidades e das forças de segurança é o que realmente faz a diferença”, concluiu.

PROJETO ALIMENTANDO VIDAS- Também em Cascavel, o Projeto Alimentando Vidas destinou 600 kg de alimentos não perecíveis ao Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar). Por meio da Polícia Penal, os alimentos foram entregues na última sexta-feira (17) na sede da instituição, localizada no Oeste paranaense.

O projeto é uma parceria entre a PPPR, o Ministério Público do Paraná (MPPR) e o Poder Judiciário local e surgiu em razão das necessidades dos atendidos, pessoas que saíram do sistema prisional, estão sob monitoramento, prestam serviços à comunidade ou são familiares destes.

A coordenadora do Provopar de Cascavel, Néia Alberton, afirmou que a doação auxiliará nos projetos das cozinhas comunitárias e no suporte a famílias em situação de vulnerabilidade. “Nosso principal foco é o Projeto Segurança Alimentar que através da cozinha social do Bairro Interlagos, fornece cerca de 400 refeições diárias gratuitamente à comunidade. Além disso, estamos distribuindo cestas básicas para as famílias que atendemos”, concluiu.