Força Nacional reforça Operação Vazadas, da Secretaria de Segurança Pública, no Litoral 19/09/2023 - 16:26

A força-tarefa implementada pela Secretaria da Segurança Pública para combater o crime na região litorânea do Estado recebeu nesta terça-feira (19) o reforço de integrantes da Força Nacional. Eles vão atuar em conjunto com policiais civis e militares na Operação Vazadas, ação de combate aos furtos e roubos de cargas.

Para o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, o reforço ajudará na prevenção da criminalidade na área litorânea. “Um dos principais desafios que enfrentamos é o combate ao roubo de cargas. O crime de vazada é recorrente e, com esse reforço, poderemos combater esses criminosos de forma mais eficaz”, afirmou.

“Estabelecemos protocolos operacionais e criamos um plano estratégico para a região litorânea. Agora recebemos esse apoio para nos ajudar”, explicou o chefe da Coordenação de Operações Integradas de Segurança Pública (COISP), tenente-coronel Roberto Sampaio Araujo.

A Operação Vazadas começou com uma primeira reunião técnica em julho deste ano, em Paranaguá, quando ficou estabelecido um revezamento das forças policiais nos pontos de maiores ocorrências. Naquele mesmo mês, já com essa nova configuração, foram 36 ocorrências do crime, 7,6% a menos do que em relação ao mesmo mês de 2022. Em agosto, a queda foi maior, de 29 para 16 (-44%).

Além de atuar na repressão a possíveis crimes, as forças de segurança também estão recuperando produtos furtados (fertilizantes, grãos, insumos agrícolas). Em julho deste ano foram recuperadas 10,8 toneladas de produtos, contra 600 quilos em julho de 2022. Em agosto, foram 80,8 toneladas, contra 2,4 toneladas do mesmo ano de 2022.

FORÇA NACIONAL – Desde 2004 a Força Nacional tem atuado em conjunto com as forças estaduais, por meio de programa de cooperação federativa, através do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O efetivo da Força Nacional é composto por policiais militares e civis, bombeiros militares e profissionais de perícia, mobilizados pelas instituições de segurança pública dos estados e do Distrito Federal.