Exposição no Litoral apresenta forças de segurança e serviços à população 05/01/2023 - 10:15

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP) realizou nesta quarta-feira (04) uma exposição em Matinhos, no Litoral do Estado, com veículos, equipamentos, orientações e atividades para crianças sobre as forças de segurança pública. O evento reuniu membros das polícias Militar, Civil, Científica e Penal, e contou com a parceria do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

Batizada de Litoral Cidadão, a exposição ocorrerá em outros pontos da região. As apresentações acontecerão às quartas-feiras durante o Verão Maior Paraná, em parceria com as prefeituras e o Detran-PR, para atender os veranistas e, principalmente, os moradores do litoral paranaense.

As próximas edições seguirão o mesmo modelo adotado em Matinhos, entre 15h e 19h. No dia 11, a atração itinerante ocorrerá em Pontal do Paraná, seguida por Guaratuba, no dia 18, e encerrando o mês em Paranaguá, no dia 25.

De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira, o objetivo é levar informações sobre serviços como boletins de ocorrência, além de educação para o trânsito, ações de saúde e atividades para crianças, como exposições de cães policiais.

“Temos profissionais prestando orientações sobre violência doméstica, saúde, instituto de identificação e criminalística para que as pessoas saibam o que está à disposição delas. Os eventos ocorrem em locais afastados da orla marítima para atender principalmente as mães, pais e crianças que moram no Litoral”, completou o secretário.

A Prefeitura de Matinhos cedeu o espaço para o evento, no bairro Tabuleiro. Segundo o prefeito, José Carlos do Espírito Santo, iniciativas como esta promovida pela Sesp facilitam o acesso dos moradores aos serviços públicos. “O principal intuito é aproximar a sociedade do governo, algo que nunca foi feito antes. A presença de todas as forças de segurança no maior bairro de Matinhos demonstra que o governo é acessível ao cidadão e que está à disposição da nossa população, o que dá a sensação de mais segurança”, destacou.

INSPIRAÇÃO – Maria do Espírito Santos, de 52 anos, soube do evento enquanto passava as férias com a família em Matinhos. Ela visitou os estandes, montados em uma escola municipal, junto com o neto Felipe, de 8 anos, que se mostrou inspirado com tudo o que viu no local.

“Eu achei um incentivo para as crianças, porque eles tiraram dúvidas, conheceram equipamentos e fizeram brincadeiras”, contou Maria. “Meu neto gostou muito e eu também, que nunca tinha visto nada assim de perto, pude aprender. Ele até falou para mim que agora ele se tornar um policial quando crescer”, revelou.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. No site www.verao.pr.gov.br é possível conferir a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado, que acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, na região Noroeste.