Estado apresenta políticas bem-sucedidas em todas as áreas no maior evento de prefeitos do Sul 20/03/2024 - 15:28

O Governo do Estado marcou presença no Encontro de Municípios Paranaenses (Emupar), promovido nesta semana pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP). O evento reúne, em Curitiba, prefeitos de todo o Paraná e de outros 15 estados e debate temas de interesse dos municípios, com a participação dos secretários de Estado e presidentes de órgãos estaduais em palestras sobre saúde, segurança pública, participação das mulheres na política e os desafios para o futuro das cidades.

Na terça-feira (19), dia da abertura do evento, um dos destaques foi o painel “Paraná Unido pelas Mulheres”, com a participação da primeira-dama Luciana Saito Massa; da secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; dos secretários estaduais da Segurança Pública, Hudson Teixeira, e do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni; da prefeita de Pérola, Valdete Cunha; e do vice-presidente da AMP e prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre.

A secretária Leandre Dal Ponte apresentou o projeto Caravana Paraná Unido pelas Mulheres, que percorre o Estado com o objetivo de fomentar o diálogo com as secretarias municipais, estaduais e federal para o assessoramento, capacitação e cofinanciamento aos municípios em ações que valorizem as mulheres, busquem a redução das desigualdades, a transformação de história de vida e o fomento ao protagonismo e o empoderamento.

Ela compartilhou com prefeitos, prefeitas e gestores os resultados da primeira edição e anunciou a liberação de recursos de R$ 20 milhões pelo Governo do Estado aos municípios, via Fundo Estadual dos Direitos da Mulher, para investimentos em políticas públicas voltadas ao combate à violência contra as mulheres.

A primeira-dama aproveitou o tema e falou sobre a valorização da mulher e a participação feminina na política, ressaltando o orgulho das suas origens, da sua história e da importância do seu papel na família, na sociedade e na política. “As mulheres são o coração e a alma da nossa sociedade e devem seguir em frente com confiança e determinação”, afirmou.

Com relação à segurança, o secretário Hudson Teixeira apresentou medidas que tem sido adotadas no Estado para o combate à violência contra a mulher. “Temos o programa Mulher Segura Paraná, com o objetivo de fortalecer o combate à violência doméstica e o feminicídio em todo o Estado”, disse.

Com ciclos de palestras que incentivam o empoderamento feminino e reforçam os direitos das mulheres, além de oficinas de defesa pessoal e primeiros socorros, o programa também atua na prevenção de crimes e orientação sobre os órgãos paranaenses que atuam na rede de proteção à mulher. “A segurança das mulheres é um direito fundamental que deve ser protegido a todo custo. Estamos fazendo o possível para que este direito seja preservado”, afirmou.

As medidas de segurança incluem, ainda, a Patrulha Maria da Penha e o Botão do Pânico, um dispositivo de emergência para mulheres vítimas de violência doméstica que está disponível nos 399 municípios paranaenses. Além disso, o Paraná conta atualmente com 21 delegacias da mulher e, desde 2020, é possível registrar o crime na delegacia eletrônica e fazer o boletim de ocorrência on-line.

Para denunciar casos de violência contra a mulher a população pode utilizar os números 190 da Polícia Militar, 197 da Polícia Civil, 181 do Disque-Denúncia, e o Ligue 180, serviço da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos (MDH).

EMUPAR – Com o tema “Fortalecendo a Gestão Pública para o Futuro”, o Emupar é o maior evento municipalista do Sul do Brasil e, além dos gestores dos 399 municípios paranaenses, conta também com a participação de outros 16 estados e do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.

O presidente da AMP e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, destacou a necessidade dessa união diante de pautas que representam o interesse comum. “Encontros como esse nos levam a discutir e também conhecer experiências de todos os municípios, uma oportunidade de termos um panorama muito bom sobre os desafios e soluções para nossos municípios”, ressaltou.

O evento tem o patrocínio do Governo do Estado, Governo Federal, Itaipu Binacional, Assembleia Legislativa, Copel, Sanepar, BRDE, Sebrae/PR, Tecpar, Detran, Polis Civitas, Brink Mobil, Ciedepar, Repremig, Instituto Água e Terra, Fomento Paraná, Portos do Paraná, Compagás, Celepar, Senografia, Confederação Nacional de Municípios (CNM), Saber Soluções Educacionais, Uvepar, Ezco Gestão em Saúde, Convicta, Banco do Brasil e Silicon.