Estado apresenta avanços em obras de segurança à comissão do BID 26/10/2022 - 16:06

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mantêm uma longa parceria de investimentos no Paraná. Recentemente a pasta recebeu uma comissão de supervisão em uma missão de vistorias de obras para as forças de segurança e outras iniciativas. Também foram apresentados os avanços na área, frutos do Programa Paraná Seguro.

Desde 2019, cerca de US$ 32 milhões foram aportados pelo banco para aquisição de viaturas, investimento em capacitação e certificações, no Sistema Integrado de Inteligência e em construções de unidades policiais – nesse último caso, essa gestão conseguiu destravar os processos de construção e vai entregar, até 2024, 16 novas penitenciárias e cadeias públicas, com um aumento de quase 7.500 vagas no sistema carcerário.

A comissão foi recebida pelo secretário da Segurança Pública, Wagner Mesquita, que reforçou os bons resultados já alcançados com a parceria. “São grandes avanços que beneficiam todos os paranaenses. O BID já auxiliou na construção de diversas unidades, como Delegacias Cidadãs para a Polícia Civil e obras estruturantes para Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, assim como na capacitação dos servidores da segurança pública”, disse.

Para o coordenador-geral do Escritório de projetos do Programa Paraná Seguro, Jorge Ricardo Souza de Oliveira, as visitas técnicas da comissão é um importante instrumento para gestão pública. “Demonstra a capacidade de investimento do Estado e renova a oportunidade para realização de novas obras e treinamentos”, afirmou.

As visitas técnicas ocorreram na Escola de Bombeiros (prestes a ser entregue), Academia Policial Militar do Guatupê e na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro Tarumã, em Curitiba, exemplos de resultados substanciais dos investimentos em parceria com o banco.

“As visitas foram extremamente positivas porque mostraram o grau de evolução e a capacidade que o Estado tem na realização de obras”, disse o coordenador-adjunto do Escritório de Projetos do Programa Paraná Seguro, coronel Ivan Ricardo Fernandes. “Os representantes do BID puderam constatar o cumprimento do calendário físico-financeiro na execução dos trabalhos previstos”.

GESTÃO INTEGRADA – O Escritório de Projetos do Programa Paraná Seguro, que atua na coordenação da execução das ações previstas no convênio de financiamento com o BID, trabalha de forma integrada com o Setor de Engenharia e Arquitetura (SEA) e o Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape), ambos da Sesp, e com a Coordenação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, incluindo outras instituições governamentais e não governamentais.

Também participaram das atividades com a comissão do BID representantes da Coordenadoria de Auditorias do Tribunal de Contas do Paraná (TCE), do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), do Grupo Auxiliar de Planejamento da Polícia Civil (GAP), do Setor de Licitações da SESP e do Escritório de Projetos e Convênios da pasta.