Dia do Guarda-vidas: proteção nas águas com dedicação e amor ao próximo 28/12/2020 - 12:25

Sol, areia e mar. Sempre a postos para garantir a segurança e a proteção dos banhistas, os guarda-vidas têm a missão de proteger e salvar enquanto a população está aproveitando a temporada para descansar. No dia 28 de dezembro é comemorado o dia destes bombeiros, os responsáveis pela tranquilidade dos banhistas e que, neste ano, enfrentam um desafio novo: a pandemia da Covid-19. Então, agora, além de alertar, advertir e orientar, eles estão expostos e correndo risco de contaminação.

Os “olhos de águia” são as ferramentas mais utilizadas por eles, que mal piscam, “de olho” nos banhistas. Se uma pessoa ultrapassa o limite da segurança, ela é alertada no mesmo instante. Além de salvaguardar vidas, uma das principais funções destes profissionais é conscientizar os veranistas sobre os perigos na água a fim de evitar que os afogamentos aconteçam, ou seja, o trabalho começa muito antes de um acidente.

O Secretário de Estado da Segurança Pública e coordenador-geral da operação Verão Consciente 2020/2021, Romulo Marinho Soares, aproveitou a data para destacar o excelente trabalho que os guarda-vidas têm feito neste início de temporada de verão. “Estes homens e mulheres dedicados, responsáveis e compromissados com a sociedade levam a segurança aos banhistas, ao se colocarem à disposição na praia, mesmo com todos os riscos da profissão. Por isso, deixo aqui meu cumprimento e meu respeito a todos por toda a dedicação e trabalho como guarda-vidas militar", destacou.

SER GUARDA-VIDAS - O bombeiro militar, sargento Estacilio Neves Junior, é da cidade de Rio Negro, no sudeste do Paraná. Há 29 anos ele pega a estrada e desce a serra para trabalhar como guarda-vidas durante a temporada de  verão no litoral do estado. “O dia a dia do guarda-vidas é uma prática de esportes diário, natação, corrida e o contato com a natureza. É muito saudável, faz bem, rejuvenesce a pessoa e o bombeiro necessita vir para a praia e viver este momento”, declarou.

Para o sargento Neves, uma das partes mais gratificantes da profissão é o contato com a comunidade. “São muitas ocorrências, mas o  que marca um guarda-vida são os salvamentos que envolvem crianças. Em momentos assim, o bombeiro fica mais sensibilizado, isso toca mais ainda o profissional. As crianças são tudo na nossa vida”, acrescentou.

O Verão Consciente 2020/2021 é o sexto para a soldado Amanda Teixeira de Souza Jordão que desloca-se da capital, Curitiba, onde vive e trabalha como bombeira militar, para servir à população como guarda-vidas nesta época. Para ela, a função foi o que despertou o interesse de fazer parte da corporação.

"Eu ingressei no Corpo de Bombeiros porque gostava muito da função de guarda-vidas, além de sempre ter me identificado com a natação. Sempre admirei este trabalho e é ajudar o próximo, pois o serviço que a gente presta é sempre auxiliar a população, por isso estamos prontos para um salvamento”, destacou a soldado Amanda.

COVID-19 - Além de todos os desafios da profissão, durante a temporada do Verão Consciente, os guardas-vidas também enfrentam uma dificuldade nova: a pandemia da Covid-19. Além do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e do uso constante de álcool gel, as equipes precisaram readequar algumas coisas por medidas de combate à contaminação, tanto dos bombeiros quanto dos banhistas. “Temos que nos preocupar com um risco a mais à saúde, se precaver e tomar seus devidos cuidados para continuar a ‘tocar o barco’ sem se contaminar”, completou o sargento Neves.

GUARDA-VIDAS CIVIS — Além dos guarda-vidas militares, durante o verão, o Corpo de Bombeiros reforça seu efetivo com o recrutamento de guarda-vidas civis. A capacitação, implantada pelo Corpo de Bombeiros há quase 20 anos, tem como objetivo proporcionar aos participantes o contato com a rotina do Guarda-vidas militares e a vivência com os trabalhos da instituição.