Deppen ministra instruções de serviço de escolta de presos à Polícia da Aeronáutica 18/08/2023 - 11:41

Servidores que atuam no Setor de Escolta Prisional (SEP) da Polícia Penal do Paraná (PPPR) ministraram nesta semana uma série de instruções de escolta de presos para a Polícia da Aeronáutica (PA). As aulas foram na Base Aérea do Cindacta II (Centro Integrado de Defesa e Tráfego Aéreo), localizada em anexo ao Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba.

As atividades foram ministradas pelos policiais penais Arnaldo Buzatto Bastos, Rodrigo Fernando Buzetti e Maiara Vilma Matiak, a convite do Comando do Cindacta II. Vinte e um estagiários da Polícia da Aeronáutica receberam as instruções, divididas em aulas teóricas e práticas.

Para o diretor-geral da Polícia Penal, Osvaldo Messias Machado, uma atividade como esta põe em destaque a capacitação e qualificação dos agentes da corporação. “Isso demonstra a evolução da Polícia Penal. Quando temos policiais que são especializados, que são instrutores não só dentro do Departamento, mas que transmitem conhecimento para outras forças de segurança do Paraná e de outros estados, conseguimos demonstrar o crescimento da nossa instituição”, destacou.

Para o sargento Guilherme Figueiredo Câmara, da Aeronáutica, é fundamental estar ciente das técnicas para desempenhar as missões de forma segura. “É de extrema importância saber os procedimentos corretos a serem aplicados no tratamento para com os presos, e sobretudo os cuidados para que a equipe de policiais da aeronáutica realize a missão com segurança, assim como medidas de reação em caso de tentativa de sabotagem da escolta”, disse.

Entre as instruções estavam embarque e desembarque de viatura; áreas de responsabilidade de cada operador; posicionamento dentro da viatura; embarque e desembarque de presos; algemação voltada para escolta; deslocamento com viatura; simulação de entrega de preso na unidade; conferência de documentação, entre outras.

Para o policial penal e instrutor Arnaldo Buzatto Bastos, estas atividades foram muito gratificantes e serviram também para enaltecer a qualificação da PPPR, além de capacitar os novos policiais aeronáuticos. “Foi uma experiência incrível poder ajudar na formação dos novos policiais da Aeronáutica. A união das forças reflete positivamente na troca de informações e na execução da atividade policial, além de elevar o nome do departamento”, afirmou.