Denúncia do 181 resulta em apreensão de mais de 50 quilos de drogas, uma espingarda e munições 01/06/2022 - 18:41

O anonimato do Disque Denúncia 181 garantiu a apreensão de mais de 50 quilos de drogas, uma espingarda calibre 12, munições de diversos calibres e outros materiais para o comércio do produto ilegal. A ação ocorreu no Jardim Jacarandá, em Paranaguá, litoral do estado, na tarde de terça-feira (31/05), e foi feita por policiais militares do 9º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (9º BPM)

“Nós mantemos todas as informações recebidas no mais absoluto sigilo, principalmente a identidade da pessoa que faz a denúncia do 181. Em quase 20 anos de atuação do 181, nunca houve a notícia de uma pessoa sequer que tenha sofrido qualquer tipo de represália por ter feito uma denúncia no 181”, destacou o chefe do Centro Integrado de Denúncias 181, major Edivan Sharles Fragoso.

No caso desta ocorrência, especificamente, segundo ele, a policiais militares do  9º BPM juntaram as informações de uma sequência de denúncias feitas pelo 181 e, em posse delas, passaram a monitorar a região e as ações dos envolvidos. “Com isso, na última terça-feira, equipes da equipes da Ronda Ostensiva Tático Móvel (ROTAM) da unidade conseguiram prender um homem e apreender todo o material”, relatou.

Ao todo, haviam 31 tabletes de cocaína, 18 de crack, uma espingarda calibre 12, munições de diversos calibres, balanças de precisão e material usado para preparar e embalar a droga, além de um caderno com anotações relativas ao tráfico.

“Precisamos que mais denúncias, prisões e apreensões como esta ocorram, por isso, ressaltamos que a identidade do denunciante será sempre muito bem preservada, até porque é o que há de menor importância. O relevante, pra gente, é o que ocorre próximo à casa desta pessoa, à escola do filho ou qualquer outra informação que ela tenha para denunciar”, afirmou o major Fragoso.

DENUNCIE - As denúncias podem ser feitas pelo telefone, 181, de qualquer localidade do Paraná, das 8 às 23 horas, ou, a qualquer momento do dia, pelo site www.181.pr.gov.br. “No online, após escolher o tipo de denúncia a ser feita, é possível encaminhar materiais como fotos, vídeos e áudios, de forma a colaborar ainda mais para que o crime seja melhor desvendado e analisado pelos órgãos policiais”, contou o chefe do Centro Integrado de Denúncias 181.

Todas as informações registradas pelo Centro são armazenadas em um banco de informações acessíveis às polícias do Estado. “Desta forma, conseguimos ter dados para desencadear operações que visem o combate à criminalidade e levam à prisão de dezenas de pessoas e materiais ilícitos, como o que ocorreu desta vez”, contou.

AMPLIAÇÃO - Até 2016, o Disque Denúncias 181 se chamava Narcodenúncia 181. À época, eram aceitas apenas notícias sobre o tráfico de drogas. “[Porém,] o narcotráfico acaba tendo influência direta em outros crimes como roubos, latrocínios, homicídios e, assim, foi ampliado para atender 54 tipos de denúncias”, contou Fragoso.