Curso de Escolta Prisional forma 45 policiais penais em Guarapuava 31/10/2023 - 16:27

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) ministrou, durante o mês de outubro, o Curso de Escolta Prisional, capacitando 45 policiais penais da regional administrativa de Guarapuava. A formação foi desenvolvida pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen) e tem como objetivo atualizar e padronizar as técnicas de escolta, muralhas e segurança prisional externa aos agentes.

O curso, que tem duração de uma semana, foi dividido em duas turmas no mês de outubro. Entre as disciplinas, estão: treinamento em pistola, fuzil e espingarda 12 Gauge, legislação aplicada à escolta, abordagem policial, direção defensiva, ofensiva e evasiva, guarda e escolta de apenados, bem como políticas públicas relacionadas a mulheres encarceradas.

O diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná (PPPR), Mauricio Ferracini, destaca que o departamento vem se tornando referência em seus cursos de capacitação profissional. “Desde a criação da Polícia Penal do Paraná, a Escola de Formação vem trabalhando nas nove regionais administrativas da instituição para a formação e capacitação profissional de nossos servidores. Isso porque todas as funções de muralha, gestão e escolta prisional pertencem hoje ao departamento, e precisamos aperfeiçoar cada vez mais os nossos policiais para essa classe de atividade que exige capacitação específica”, disse.

O instrutor de curso e membro da Espen, Adriano Domingos Ferreira, destacou a importância da colaboração entre a escola de formação e o corpo de instrutores do Setor de Escolta Prisional. Eles promovem regularmente encontros para planejar e fornecer capacitação contínua aos policiais penais de todo o estado, visando à uniformidade e segurança em suas operações.

“Esse tipo de alinhamento é de suma importância para o crescimento da categoria, podendo assim os agentes de todas as regionais administrativas da PPPR operarem em conjunto de maneira uniforme e com segurança, respeitando a dignidade da pessoa humana e a Lei de Execução Penal”, complementa.

O policial penal Dione Roberto Santos, um dos alunos do curso, compartilhou a relevância da capacitação para os policiais que atuam em algum grupo tático. “No decorrer do curso, estamos aprimorando técnicas a serem empregadas em escoltas e custódias de apenados, além de práticas de armamento e tiro para um melhor desempenho de nossa função como policial”, finalizou.