Crianças e adolescentes em acolhimento social de Cascavel recebem visita e presentes de policiais penais 17/11/2023 - 17:27

A Polícia Penal do Paraná (PPPR), realizou nesta sexta-feira (17) uma visita com café da manhã e entrega de presentes para crianças e adolescentes que são abrigados pela Associação Recanto da Criança (ARCRI), em Cascavel, no Oeste do Estado. A ação social faz parte do cronograma de atividades em comemoração ao Dia do Policial Penal, celebrado em 13 de novembro.

A ARCRI acolhe crianças e adolescentes de até 17 anos que aguardam decisão judicial ou são resgatadas emergencialmente pelo Conselho Tutelar. Atualmente, são 22 acolhidos pela associação, que atua com o objetivo de garantir os direitos delas e dos familiares.

Todos receberam brinquedos produzidos dentro das penitenciárias da região através de projetos com o Conselho da Comunidade de Cascavel e aproveitaram para tirar fotos e conhecer as viaturas policiais.

O diretor-geral da Polícia Penal do Paraná (PPPR), Reginaldo Peixoto, explica que esta é mais uma das atividades que fazem parte da comemoração do Dia do Policial Penal: “Continuamos com atividades de celebração e aproximação com a comunidade. As homenagens aos nossos servidores são também uma oportunidade para apresentarmos à sociedade o trabalho desenvolvido no tratamento penal e na reinserção do apenado a novos ofícios”.

O coordenador regional de Cascavel, Thiago Correia, explica que a atuação da Polícia Penal vai além do compromisso com a segurança pública e demonstra a modernização do sistema prisional paranaense.

“A missão da Polícia Penal ultrapassa as grades. Temos nossa a atividade de custódia de pessoas presas, combate ao crime organizado, segurança do apenado, mas também um compromisso com a sociedade como um todo. O que estamos fazendo hoje, com essa ação, é trazer um pouquinho da Polícia Penal para essas crianças”, disse.

A coordenadora do Recanto da Criança, Danielle Furlan da Silva Motter, explica a importância de ações como estas, principalmente considerando os traumas vividos por cada um dos acolhidos antes de chegarem à instituição ou as realidades que enfrentavam.

“A própria realidade com a qual eles vivem gera uma barreira muito grande com a polícia. Com essa ação, eles conseguem ressignificar isso, conseguem ver qual é o real papel da polícia na sociedade e isso é muito importante”, afirma.

ASSOCIAÇÃO RECANTO DAS CRIANÇAS – A ARCRI é uma associação sem fins lucrativos, filantrópica, considerada Entidade Beneficente da Assistência Social e de Utilidade Pública por leis municipais e estaduais.

A associação atua desde 1971 desenvolvendo um trabalho de forma gratuita para o acolhimento institucional de crianças e adolescentes, obedecendo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as legislações de acolhimento e as políticas sociais voltadas a este