Corrida da Polícia Penal durante o feriado teve 285 participantes envolvendo forças policiais e a comunidade 16/11/2023 - 17:33

Cerca de 285 corredores se reuniram na manhã do feriado do dia 15 de novembro, no Complexo Penitenciário de Piraquara para participarem da Corrida da Polícia Penal em comemoração aos 10 anos do Setor de Operações Especiais (SOE).

Organizado pela Associação dos Policiais Penais e com supervisão técnica da Assessoria Esportiva Assessocor, o evento teve o objetivo de celebrar o decenário do grupo de intervenções prisionais que atua em situações de crises e operações de alto risco, além de incentivar a integração entre os servidores e a comunidade.

A corrida atraiu policiais de todo o estado e contou com corredores de cidades como Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão. Com um percurso inusitado, os participantes atravessaram pelas ruas do Complexo Penitenciário de Piraquara, onde se localizam oito unidades prisionais da regional de Curitiba da Polícia Penal do Paraná (PPPR). Os corredores foram recepcionados na linha de chegada ao som das sirenes das viaturas e estiveram sob a escolta atenta do SOE durante todo o trajeto da prova.

A prova teve distâncias de 6 km e 11 km, com categorias femininas e masculinas divididas entre forças policiais e comunidade. O evento também contou com opções de kits de camisetas e acessórios personalizados aos atletas. Durante as comemorações do pódium, houveram ainda momentos de sorteios de vouchers de compras numa loja de esportes patrocinadora.

O diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Reginaldo Peixoto, explica que a data de criação do SOE se estabelece em janeiro, mas que a comemoração já iniciou: “A corrida foi uma atividade que faz parte dessa grande comemoração e que precede o dia oficial”.

O chefe da Divisão de Operações de Segurança (DOS), Sidnei de Souza Geraldino, compartilha que o resultado foi muito positivo por ser a primeira corrida promovida pela instituição na regional de Curitiba, com uma boa adesão da comunidade, de atletas e outras forças de segurança.

“Gostaria de salientar que o evento teve o objetivo de trabalhar também a questão referente à saúde do servidor, já que traz o pessoal e incentiva a prática de atividade esportiva. Além disso, oportunizou a união das forças de segurança do Estado, dos próprios servidores penitenciários que trabalham em cidades e unidades diferentes, e também a integração com a sociedade. A população pode conhecer o complexo e ter um pouco de dimensão do nosso trabalho e da extensão das nossas atividades. A ideia agora é que a Polícia Penal consiga manter esse calendário”, finaliza Geraldino.

Claudineia Nogueira Luizari, de 42 anos, participou do percurso de 6 km e ganhou o troféu de terceiro lugar da sua categoria. Ela conta que foi uma prova muito diferente da que já participou: “O percurso foi muito bacana, eu gostei bastante e foi super bem organizado. Fiquei muito gratificada por ter ganho meu primeiro troféu, foi o meu presente de aniversário deste ano”.

O policial militar e corredor de rua Hebert Beneto compartilha que gosta de estar sempre participando das corridas promovidas pelas forças de segurança e que esta foi uma das mais inusitadas que já participou: “O evento foi sensacional, é muito diferente você correr pelas ruas do complexo penal. Para quem não participou, perdeu”.