Comitiva da UNODC que trabalha com sistema prisional visita unidades do Paraná 31/01/2024 - 13:45

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) recebeu nesta semana uma comissão do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) para uma visita ao sistema prisional do Estado. A vinda da comitiva da agência da ONU fez parte do projeto Pris-Coop, que busca o fortalecimento da gestão prisional brasileira e paraguaia, promovendo práticas inovadoras e interinstitucionais para um melhor enfrentamento de facções criminosas.

A comissão conheceu o Centro de Integração Social (CIS), localizado em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, e a Unidade de Progressão de Ponta Grossa, nos Campos Gerais. As duas instituições são referência no País por proporcionarem educação, capacitação profissional e assistência psicossocial aos reclusos, medidas consideradas fundamentais para a ressocialização e a dignidade de pessoas privadas de liberdade. Esse sistema funciona em parceria com o Poder Judiciário.

O grupo esteve, ainda, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen) da PPPR, onde conheceu as instalações do Museu Penitenciário, que abriga todo o acervo histórico do sistema prisional paranaense.

Segundo o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Reginaldo Peixoto, a preocupação em aprimorar a justiça penal é perene. “O sistema prisional do Paraná estará sempre à disposição para contribuir com o fortalecimento do sistema dos demais estados e do Paraguai. Uma das premissas é a evolução de seus servidores, o que conseguimos com a criação da Polícia Penal e a integração com outras forças de segurança”, destaca.

A diretora da Espen, Josiane Scremin, disse que o encontro representa um marco na jornada de aprimoramento e comprometimento com práticas penitenciárias humanas. “A visita da comitiva da UNODC fortalece nosso compromisso conjunto em alcançar padrões mais elevados de justiça, segurança e respeito pelos direitos humanos. Juntos, continuaremos a avançar na busca por soluções eficazes e inovadoras para os desafios complexos que enfrentamos em nosso sistema penitenciário”, ressalta.

UNODC – O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime está presente em 130 países através de seus programas globais e escritórios locais. No Brasil, essa agência da ONU facilita diálogos com países vizinhos na busca por soluções integradas a fim de contribuir para a redução de crimes, corrupção e terrorismo. A atuação se dá por meio de parcerias com órgãos federais, estaduais e municipais, além de organizações da sociedade civil, organizações não governamentais, centros de pesquisas e universidades.