Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros recebe título de Vulto Emérito de Curitiba 11/10/2023 - 14:11

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, foi homenageado pela Câmara Municipal de Curitiba com o título de Vulto Emérito de Curitiba na noite de terça-feira (10). A honraria é a maior que um curitibano pode receber, equivalente ao título de Cidadão Honorário, oferecido a pessoas que não nasceram na Capital, mas prestaram serviços de relevância ao município. A cerimônia também contou com uma homenagem aos 111 anos do CBMPR, celebrado em 8 de outubro.

“É uma grande satisfação. É uma emoção ímpar estar compartilhando duas alegrias: o aniversário do Corpo de Bombeiros e essa grande homenagem”, disse o coronel Vasco.

Desde o final de 2022, o Corpo de Bombeiros está desvinculado da Polícia Militar, com liberdade administrativa e orçamentária. “Estamos em breve completando um ano de emancipação. A sociedade entende que o Corpo de Bombeiros merecia isso e tivemos o apoio do governador Ratinho Junior para gestão plena de seus investimentos. Com isso a gente consegue ampliar os nossos serviços e ter uma especialização própria”, complementou o comandante-geral do CBMPR.

O vereador Jornalista Márcio Barros, autor da proposta que gerou o título, frisou a trajetória de Vasco na corporação. “Todo mundo sabe que o Corpo de Bombeiros é uma instituição muito séria, que tem uma relação com a população. E o coronel Vasco é um comandante que faz parte dessa história. Também aproveitamos a ocasião para homenagear o Corpo de Bombeiros pelos seus 111 anos e o primeiro aniversário já emancipado da Polícia Militar”, explicou o parlamentar.

CBMPR – O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná foi criado oficialmente em 8 de outubro de 1912 pelo então presidente do Estado, Carlos Cavalcanti. Durante esse mais de um século de existência, a Corporação sofreu várias mudanças administrativas, ficando por muito tempo vinculada à Polícia Militar. No próximo mês de dezembro, comemora um ano como força independente – com direito a desfile Cívico-Militar programado para o dia 14 de dezembro de 2023, no Quartel do Comando-Geral, em Curitiba.

Criada com o objetivo de combater incêndios, a instituição foi se aperfeiçoando e ganhando novas responsabilidades. Hoje, opera em diversas frentes, atendendo a mais de 100 mil ocorrências por ano.

CORONEL – O coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior nasceu em Curitiba, no dia 17 de junho de 1970, tendo ingressado no CBMPR em 7 de maio de 1990, por meio do curso de formação de Oficiais Bombeiros Militares da Academia Policial Militar do Guatupê. Tem no currículo graduação em jornalismo, com especializações em segurança pública, administração e gestão pública – entre outros cursos.

Depois de exercer várias chefias, incluindo a do 1º Comando Regional de Bombeiro Militar, responsável pela Grande Curitiba, Litoral e Campos Gerais, assumiu o Comando-Geral do CBMPR em 2020. Durante a carreira, atuou como instrutor de cursos de disciplinas como Técnica Bombeiro Militar, Socorros de Urgência, Comunicação Social e Metodologia de Ensino, tendo recebido ainda diversas condecorações.

PRESENÇAS – Estiveram na solenidade, além de vereadores, o representante do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), desembargador Celso Mainardi; o representante do Ministério Público do Paraná (MPPR), procurador de Justiça Francisco Branco; o diretor de Políticas Públicas da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), coronel Saulo de Tarso Sanson Silva; o presidente eleito do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9), desembargador Célio Waldraff; o diretor-geral da Secretaria da Saúde, César Neves; a representante do Cindacta II, tenente-coronel Mariana Rangel; entre outras autoridades.