Com o tema “Combate às drogas”, alunos de escolas paranaenses terão seus vídeos exibidos em cinemas de todo o estado 10/02/2022 - 17:05

O Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas (NEPSD) divulgou na terça-feira (08/02) os resultados da avaliação final do 5º Concurso Estadual de Produção de Material Audiovisual Sobre Drogas. A cerimônia foi prestigiada pela Presidente da Superintendência Geral de Ação Solidária e primeira-dama do Governo do Paraná, Luciana Saito Massa, que fez parte da banca avaliadora juntamente com representantes das secretarias estaduais da Segurança Pública, da Educação, da Comunicação e da Assembleia Legislativa do Paraná. O diretor do NEPSD, delegado Renato Figueiroa, também participou do evento. A 6ª edição do concurso está prevista para o dia 03 de março deste ano.

De acordo com a primeira-dama do Paraná, tratar sobre o uso de drogas eleva a conscientização das crianças e adolescentes ao mostrar o peso negativo que essas substâncias causam na vida das pessoas. “Fiquei muito feliz e honrada em participar deste momento. Essa é uma pauta muito importante e que precisa ser mais debatida em nossas famílias com nossos jovens pois, assim, colaboramos para que eles tenham um futuro mais próspero e longe das drogas”, disse.

“É de suma importância a participação desses alunos que se dispuseram a se organizar com seus colegas de classe, conversando sobre prevenção de drogas, sob a supervisão de um professor, trazendo esse debate para sua casa e com seus familiares, pois é um tema que precisa ser discutido e não há outra forma de combater isso senão com diálogo e troca de informações”, disse o diretor do Núcleo Estadual de Políticas sobre drogas (NEPSD), delegado Renato Figueiroa. 

Ele incentiva que mais escolas públicas e privadas participem do concurso para ampliar a discussão de prevenção e combate às drogas. “Nossa ideia é que esse concurso se perpetue e todos os colégios de ensino médio públicos ou privados podem participar e as informações podem ser consultadas no nosso site”, complementa.

Os vídeos serão exibidas nas salas de cinema de todo o Estado do Paraná no mês de conscientização do combate às drogas no Paraná, Junho de 2022, conforme dispõe a Lei 19.068/17. Além disso, todas as produções audiovisuais que participaram desta edição estarão disponíveis no canal do Youtube, Instagram e Facebook deste NEPSD.

CATEGORIAS – Na categoria Instituição de Ensino Privada, o Colégio SESI da Indústria, de São José dos Pinhais, recebeu a primeira colocação com a obra “Histórias Cruzadas”. O vídeo foi produzido pelos alunos João Aiub Ribeiro, Matheus Eduardo Ribas, Natália Soltovski, Nicolly Peixoto Pietrovski e Yago Barreto da Costa, com a orientação do Professor Paulo Roberto Ribeiro Hannesch. A instituição é dirigida por Reinaldo Rodrigues dos Santos.

Já na categoria Instituição de Ensino Pública, conseguiram a primeira colocação os alunos Alexandre Aurélio Barbosa, Mainara Cristina Schroeder, Nicolly Emanuely Veiga dos Santos, Russel Aslan e Vitor Henrique Schastalo, do Colégio Estadual Senador Correia, de Ponta Grossa, com a obra “Consequências de uma escolha”. A orientação para o vídeo foi da Professora Paola Clarinda Oniesko Bail. A instituição é dirigida por Alcileia Jakeline Felix da Silva.

Para conferir a classificação geral de todos as unidades de ensino participantes no concurso, clique Aqui.

AVALIAÇÃO – A avaliação final do concurso, na terça-feira, cobrou dos alunos de escolas públicas e particulares paranaenses uma produção audiovisual que colabore com a conscientização das pessoas sobre os aspectos destrutivos do uso de drogas. Os vídeos foram avaliados com base nos critérios de criatividade; originalidade; relevância da mensagem de prevenção; coerência/adequação com o tema; qualidade técnica sonora e visual; qualidade informativa e grau de assimilação da mensagem.

Compuseram a mesa avaliadora das obras audiovisuais a Presidente da Superintendência Geral de Ação Solidária, Luciana Saito Massa; o representante da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, Paulo Brito; o representante do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas, Edson Luiz Machado de Camargo; a representante da Secretaria de Educação do Estado, Simoni Baroni; o representante da Secretaria de Estado da Comunicação, Igor Halter Andrade e o representante da Secretaria de Estado da Segurança Pública, José Augusto Soavinski.

GALERIA DE IMAGENS