Com foco na prevenção de crimes no Litoral do Paraná, Sesp lança Operação Integrada 17/01/2024 - 16:13

A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP), realizou na manhã desta quarta-feira (17/01), uma grande operação de fiscalização no trapiche de embarque para a Ilha do Mel, um dos destinos turísticos mais procurados no Paraná. A operação contou com a participação ativa da Polícia Militar do Paraná (PMPR), Polícia Civil (PCPR) Polícia Penal do Paraná (PPPR) e Marinha do Brasil.

O objetivo da ação é garantir a segurança dos cidadãos e turistas, bem como manter a ordem pública, combatendo ações criminosas e circulação de objetos ilícitos e armas, especialmente durante o período da Operação Verão Maior Paraná, que visa intensificar a segurança no litoral durante a temporada de verão.

A tenente Fernanda Andrade Santos Vier, assessora da Coordenação de Operações Integradas de Segurança Pública (COISP), ressalta a importância destas operações entre as forças de segurança no Litoral do Paraná.

“Com este efetivo empregado na operação de hoje, no ponto de embarque para a Ilha do Mel, evita que crimes ocorram para os destinos finais dos veranistas e moradores dessa localidade. Nosso objetivo é sempre levar a segurança para as pessoas que circulam neste período de férias aqui no nosso Litoral Paranaense, finalizou a tenente Fernanda Andrade santos Vier”.

As policias Civil, Militar, Penal e com apoio da Marinha Brasileira desempenharam excelentes serviços, com seus meios de trabalho, cada unidade com sua especialidade no combate ao crime. Por terra as equipes de Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (CIROCAM) realizaram abordagens nas proximidades do trapiche, enquanto o Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), através de sua companhia de operações com cães, concentrou-se nas abordagens durante o embarque, em conjunto com as equipes de Rádio Patrulha (RPA) e Patrulha Costeira, ambas da Polícia Militar do Paraná.

A Polícia Civil, trabalhou com abordagens a suspeitos, cão de faro e realizou patrulhamento aquático com sua embarcação especializada do Centro de Operações Policias Especiais (COPE).

Os agentes da Polícia Penal, foram fundamentais em mais uma operação integrada, uma vez que sua base móvel foi utilizada com seus equipamentos para a checagem de nomes, caso algum nome verificado estivesse com problema na justiça as devidas providencias seriam tomadas.

Já a Marinha do Brasil, utilizou uma embarcação e mais quatro militares, com objetivo de abordar embarcações com características duvidosas.

Esta operação integrada é um reflexo do compromisso contínuo das forças de segurança do estado em assegurar a tranquilidade e proteção da população. A presença dessas forças é uma resposta efetiva às preocupações com a segurança, especialmente em áreas de grande fluxo turístico.

Além do reforço na segurança, a operação serve também como uma ação preventiva, desencorajando potenciais atividades ilícitas na região, sendo feitas fiscalizações em terra e mar. A colaboração entre diferentes órgãos de segurança pública é essencial para o sucesso de tais operações, garantindo uma abordagem abrangente e eficiente.