Céu e mar: Em conjunto, Corpo de Bombeiros e BPMOA fazem treinamento de guarda-vidas com apoio de aeronave em Matinhos 31/01/2020 - 14:48

O 8º Grupamento de Bombeiros (8º GB) e o Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) fizeram, nesta quinta-feira (30/01), um treinamento de salvamento em mar, com apoio de aeronave, para os alunos do Curso de Guarda-Vidas. A ação, que faz parte da carga-horária da formação dos bombeiros guarda-vidas, ocorreu no balneário Praia Grande, na cidade de Matinhos, no litoral do Paraná, e teve duração de duas horas.
 

O exercício faz parte de um planejamento do 8º GB para capacitar seus profissionais para as diferentes missões de resgate e salvamento durante a temporada do Verão Maior 2019/2020. Os bombeiros que participaram da atividade fazem parte da turma de Curso de Guarda-Vidas 2019/2020, que foi dividida em duas equipes, uma medida adotada para que os atendimentos dos postos de guarda-vidas não sofressem interferência durante o verão.

“Essa é uma fase do curso de guarda-vidas em que eles utilizam a aeronave para fazer uma infiltração na água, para casos que tenha mais de uma vítima e seja necessário um apoio. É uma manobra chama helocasting, que tem uma aproximação da aeronave, uma baixa altura próximo da água e o lançamento dos guarda-vidas, efetivamente, ao mar para acessar a vítima”, explicou o porta-voz do BPMOA, tenente Maykon Venancio Corrêa.

De acordo com a porta-voz do Corpo de Bombeiros no Verão Maior, tenente Virgínia Turra, é necessário que o treinamento seja feito em conjunto entre o Corpo de Bombeiros e o BPMOA, pois em muitos momentos as equipes precisam trabalhar de forma integrada para salvar uma ou mais vidas de pessoas que estejam em risco.

“É muito importante que tanto a equipe da aeronave esteja treinada a receber esses guarda-vidas e apoiá-los quanto à entrada deles no mar, e também  para que estejam ambientados com a aeronave e desempenhem o salvamento de maneira correta, mantendo a segurança tanto dele, quanto da tripulação da aeronave e, principalmente, da vítima”, disse.

TREINAMENTO - Antes das atividades no mar, os 15 guarda-vidas estiveram na Base do BPMOA e receberam instruções da tripulação do helicóptero. Eles foram informados sobre o exercício e fizeram uma simulação de embarque e desembarque ao helicóptero no solo. O treino foi para que os guarda-vidas estivessem ambientados com o treinamento na praia. Após o detalhamento dos trabalhos, o grupo foi até a areia para iniciar os saltos na água.

Já na praia, para que o treinamento acontecesse de uma maneira próxima a uma situação real e com segurança, os bombeiros que participam do curso de guarda-vidas aguardaram na areia enquanto a tripulação da aeronave fez o reconhecimento da área a ser utilizada por meio de um sobrevoo no mar. Em seguida, o helicóptero do BPMOA pairava sobre a areia e, quando autorizados pela tripulação, os guarda-vidas embarcaram um por vez, dois por sobrevoo, para saltar da aeronave.

No mar, chegando ao local escolhido para o exercício cerca de 100 metros da faixa de areia, os bombeiros saltavam na água a uma altura de aproximadamente três metros, e onde estaria a possível vítima.

Um dos participantes do exercício, cabo Fadel, que é de Paranavaí, interior do estado, veio trabalhar como guarda-vidas durante o Verão Maior na subárea de Guaratuba. Este ano é a sétima temporada que ele atua no litoral, e aproveitou para aprimorar seus conhecimentos de salvamento em mar com o apoio de aeronave. “É muito importante esse tipo de ação, pois a gente precisa ter esse conhecimento para que no dia a dia saiba como se portar no salvamento com uso de helicóptero”, contou o bombeiro após sair do mar.

GALERIA DE IMAGENS