Caminhão moderno é entregue ao Corpo de Bombeiros de Matinhos, no litoral do Paraná 23/12/2020 - 19:31

A estrutura do Corpo de Bombeiros do Paraná recebeu mais um reforço para a Operação Verão Consciente 2020/2021, nesta quarta-feira (23/12), com a entrega de um caminhão Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR) em Matinhos, no litoral do Paraná. O investimento do Governo do Estado nessa viatura foi de R$930 mil.

O ABTR entregue ao 8ª Grupamento do Corpo de Bombeiros, em Matinhos, é um dos 46 caminhões adquiridos pela Secretaria da Segurança Pública de julho de 2019 a dezembro de 2020. Esse caminhão tem um tanque com capacidade para quatro mil litros de água e 200 litros para armazenar líquido gerador de espuma (LGE). Essa é a versão mais completa e atual do segmento no Estado.

“Neste período que nós temos a operação Verão Consciente é o momento propício para receber este tipo de equipamento e poder atender a sociedade de uma forma mais eficaz ainda”, declarou o coordenador-geral do Verão Consciente e secretário da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares.

De acordo com o coordenador adjunto do Verão Consciente, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, quem ganha com a entrega do caminhão à corporação são os moradores e frequentadores da região. “A população de Matinhos estará muito bem servida com esse equipamento, ainda mais agora, durante a Operação Verão. A cidade, sem contar a região,  chega a atender mais de 400 mil pessoas durante a temporada, então, com certeza, esse caminhão fará a diferença”, destacou. “A tropa já está preparada com os novos equipamentos, pois são modernos e o que tem de melhor no Brasil”, completou o coronel Vasco.

De acordo com o comandante do 1º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, coronel Gelson Marcelo Jahnke, todo o litoral será beneficiado com essa entrega. “É um caminhão tecnológico, que demora quase um ano para ser montado com vários equipamentos importados. Então, é uma satisfação para nós, do Comando Regional, poder entregar esse ABTR à Matinhos, reforçando a segurança em toda a região, já que a cidade é estratégica para deslocar e prestar socorro em outros municípios."

O comandante do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros localizado em Matinhos, tenente-coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, contou que o caminhão ABTR poderá ser acionado para as mais diversas ocorrências.  “É um caminhão estratégico, pois está preparado para dar primeira resposta em praticamente todos os incidentes, todas as situações de busca e salvamento, combate a incêndios, acidente automobilístico e atendimentos pré-hospitalares e, também, afogamentos. Em um infeliz caso de desastre natural no nosso litoral como vendavais, enxurradas e enchentes, ele poderá ser acionado até que outros recursos se dirijam à cena”, explicou.

Participaram da solenidade, além das autoridades já citadas, o prefeito de Matinhos, Ruy Hauer Reichert e o presidente do Conselho da Comunidade de Matinhos, sargento Ricardo Ramos.