CICCR reúne representantes das forças de segurança para atuação conjunta na Operação Eleições 2022 04/10/2022 - 17:25

As forças de segurança da Secretaria da Segurança Pública do Paraná coordenaram a Operação Eleições 2022 do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), em Curitiba, durante o domingo (02). Toda a atividade, feita para combater crimes eleitorais no primeiro turno das eleições, contou com o auxílio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília.

Para o secretário da Segurança Pública do Paraná, delegado Wagner Mesquita de Oliveira, a ação é mais um exemplo de que o trabalho integrado entre os órgãos de segurança pública gera bons resultados. “O Centro Integrado de Comando e Controle Regional, nas dependências da Secretaria da Segurança Pública, conta com representantes de todas as instituições estaduais, municipais e federais que fazem parte desta grande operação para garantir a segurança e o controle das eleições. A integração e a tecnologia colaboraram para que pudéssemos atuar de forma mais rápida na resposta para a sociedade”, afirmou.

“Estamos utilizando, além do banco de dados de cada uma das instituições, a plataforma Córtex, que é integrada e é gerida pelo Governo Federal, via Ministério da Justiça, onde conseguimos transmitir os dados do Paraná e integrar o controle no âmbito nacional”, explicou o secretário. As informações contidas na Plataforma Córtex, ferramenta que coleta dados relacionados à ação, foram utilizadas para elaboração de estratégias imediatas pelas forças de segurança.

No Paraná, 10 mil agentes da segurança pública foram mobilizados para garantir a segurança dos eleitores durante todo o período. Mais de quatro mil viaturas foram utilizadas, além disso, aeronaves e embarcações estiveram de prontidão para casos de necessidade. Ao todo, foram registradas 14 ocorrências de compra de votos, 48 de boca de urna e 57 de propaganda irregular.

Segundo o coordenador do CICCR Paraná, coronel Adilson Luiz Correa dos Santos, a Operação Eleições 2022 foi concluída com êxito devido ao trabalho elaborado em conjunto. "As eleições transcorreram dentro dos padrões esperados, em razão da integração das forças de segurança pública e também da urbanidade e cortesia da população paranaense. Trabalhamos de forma ininterrupta e contamos com um representante institucional de cada força de segurança durante toda a atividade”, disse.

OPERAÇÃO ELEIÇÕES - A Operação Eleições 2022 teve como objetivo garantir a segurança dos brasileiros durante o período de votação. Além dos representantes estaduais, também participaram representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Ministério da Defesa e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).