CICCR faz a primeira operação durante a Marcha para Jesus 23/05/2022 - 15:30

A primeira operação integrada após a reformulação do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) ocorreu na manhã do último sábado (21/05) e contou com a participação de órgãos de segurança estaduais, federais e municipais. Todo o apoio estratégico das forças de segurança pública foi disponibilizado para o monitoramento  da Marcha para Jesus, em Curitiba.

“A prioridade é a integração entre forças e o CICCR representa tudo que planejamos para nossa gestão, ou seja, unir tecnologia de ponta e representantes de diversas instituições, em um mesmo local, atuando de forma conjunta para apoio em operações estratégicas, garantindo maior segurança a todos os paranaenses”, explicou o secretário da Segurança Pública, Wagner Mesquita.

Os órgãos de segurança atuaram no monitoramento da Marcha para Jesus, prestando assistência ao longo do dia com representantes de instituições como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Departamento de Inteligência, Departamento de Polícia Penal, Exército Brasileiro, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Agência Brasileira de Inteligência. A ação também contou com o acompanhamento tático do helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e dois drones.

“O Centro está passando por uma reestruturação e a intenção é que ele funcione 24 horas por dia, com todas as forças de segurança para trabalhar de uma forma integrada”, afirmou o coordenador do CICCR, coronel Adilson Luiz Correa dos Santos.

Ele também ressaltou que a Marcha foi acompanhada em tempo integral e tudo ocorreu de forma tranquila, sem ocorrências registradas. “A operação foi integrada com diversos órgãos, na esfera federal, estadual e municipal, e os protocolos foram respeitados dentro das competências das instituições”.

MARCHA – O evento, que está em sua 27ª edição, contou com a participação de pessoass de diversas regiões do Estado e até mesmo de outras localidades. A concentração dos fiéis ocorreu na Praça Santos Andrade. Em seguida, eles marcharam até a praça Nossa Senhora de Salette, no Centro Cívico, onde um palco foi montado para shows de música gospel, orações e projetos sociais.

A organização da Marcha foi feita pelo Conselho de Ministros Evangélicos do Paraná (Comep). Durante o evento, foram arrecadados kits de higiene pessoal, que serão entregues aos refugiados no Paraná. A ação social foi coordenada pelas igrejas evangélicas, que já recebem os itens de necessidade básica.

CICCR – O Centro Integrado de Comando e Controle Regional do Paraná é um dos legados da Copa do Mundo 2014. No local, é feito o videomonitoramento das atividades de segurança, permitindo a tomada de decisões por meio das instituições, para respostas rápidas a sociedade e desencadear ações articuladas entre os representantes das instituições.

Diariamente, o Centro atua com videomonitoramento, monitoramento de tornozeleiras eletrônicas, serviço de consulta aos policiais que estão nas ruas, consulta de pessoas e placas de veículos, além de operações integradas.