Batalhão de RONE realiza Encontro de ex-integrantes em alusão ao Dia do Veterano 02/10/2023 - 17:28

O Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE) realizou nesta segunda-feira (2) um encontro especial que reuniu várias gerações de militares veteranos do batalhão, em alusão às comemorações do Dia do Veterano. A data festiva na Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR) é comemorada no dia 1º de outubro e homenageia os homens e mulheres que integraram as fileiras da instituição.

O encontro contou com a presença de oficiais e praças veteranos, que já ostentaram o famoso braçal de RONE e integraram as equipes de patrulhamento da unidade, desde quando esta ainda era a Companhia de Policiamento de Choque (Cia. P. Choque), sediada no Quartel do Comando Geral da PMPR. Dentre os presentes no encontro, destaca-se o Secretário de Segurança Pública do Paraná e ex-integrante da unidade, coronel veterano Hudson Leôncio Teixeira.

O Secretário de Segurança Pública dirigiu-se aos presentes, após a exibição de um vídeo que contou parte da história das Rondas Ostensivas de Natureza Especial na PMPR. De maneira emocionada, o Secretário relembrou a dinâmica do serviço operacional da unidade, o companheirismo e o aprendizado que a experiência de RONE teria agregado à sua carreira. “Os melhores momentos da minha vida foram nessas viaturas de RONE. Tenho orgulho em dizer que faço parte desta história e, mais feliz ainda, de ver esse respeito", afirmou ainda o Secretário ao se referir à comemoração em alusão ao Dia do Veterano, no batalhão.

O Secretário de Segurança comentou ainda sobre seu apreço pela atividade policial militar. "Sempre que eu vejo uma viatura de RONE, eu me emociono. Sempre que eu vejo qualquer viatura da Polícia Militar, quem trabalha comigo sabe, eu peço à Deus para que abençoe o policial que está de serviço", comentou ainda o Secretário de Segurança Pública.

Após o hasteamento da bandeira, as comemorações ainda cederam espaço a um café da manhã, momento de compartilhamento de diversas memórias, onde se evidenciou a camaradagem entre os policiais. Após o café da manhã, os militares foram levados até o estande de tiro da empresa “Santa Artilharia”, onde todos puderam participar de uma instrução de “saque velado”, técnica voltada ao emprego de arma de fogo em casos onde os militares não se encontram fardados. Finalizada a instrução, os militares foram novamente recepcionados na unidade, onde ocorreu uma entrega de certificados aos presentes e todos puderam compartilhar de um almoço de confraternização.

Para o subtenente veterano Luiz Marcelo Lenci, ver tantos militares da reserva reunidos expressa o companheirismo que a atuação de RONE cultivou entre estes policiais. “As atividades que a gente desenvolveu, ao longo dos anos, pela especificidade do serviço, nos tornaram um grupo muito unido. Esse tipo de encontro nos privilegia com isso, com a união do grupo, poder rever amigos, ver os novos policiais”, comentou o militar veterano.

O subtenente Marcelo ainda comentou sobre a maneira que a cultura da unidade vem sendo transmitida, mesmo com toda a evolução das últimas décadas. “Olhar para uma viatura atual e ver que ela é completamente diferente daquela que nós trabalhávamos, mas percebermos que a doutrina vem seguindo, os valores são os mesmos e cada vez mais fortes e mais enraizados, é muito importante para a Polícia Militar, em especial, pra nós veteranos da RONE e da PMPR”, ressaltou o subtenente Marcelo.

GALERIA DE IMAGENS