Batalhão de Polícia de Fronteira e Polícia Federal desarticulam arsenal do crime em Guaíra 27/11/2023 - 17:29

Operações conjuntas entre policiais militares do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e agentes da Polícia Federal (PF) resultaram na desarticulação de esquema criminoso em Guaíra, Paraná, na última sexta-feira (25). Em três ações distintas foi apreendido mais de 1,6 tonelada de drogas, diversas armas, munições e veículos, um prejuízo de aproximadamente R$7,5 milhões ao crime.

Em uma primeira ocorrência, em uma residência da região, equipes do BPFron e da PF encontraram e apreenderam nove armas de fogo, todas carregadas e prontas para uso, 293 munições, 518 gramas de drogas e um veículo Toyota/SW4, totalizando um prejuízo estimado em R$281 mil para os criminosos.

Entre as armas apreendidas estavam pistolas de diferentes calibres, revólveres e espingardas, destacando-se uma Pistola Taurus PT92, uma Pistola Glock G17, uma Pistola Glock G19, uma Pistola Glock G26, uma Pistola Sandance Industries Boa, dois Revólveres Taurus, e duas Espingardas Taurus.

Além do armamento pesado, os policiais encontraram 128 munições do calibre .556, 45 do calibre 9mm, 43 do calibre 6.35, 62 do calibre .38 e 15 do calibre 12. Também foram descobertos dois tabletes de aproximadamente 518 gramas de uma substância entorpecente semelhante a skunk.

A busca na residência resultou na apreensão de diversos objetos associados às atividades criminosas, como uma balança, um rádio transceptor, um caderno com anotações das movimentações do crime organizado e um bloqueador de sinal de celular. Um veículo Toyota/SW4 também foi confiscado durante a operação.

APREENSÃO DE DROGAS - Durante patrulhamento em estradas rurais da região, os policiais militares do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e agentes da Polícia Federal (PF) identificaram um veículo Ford/Del Rey em atitude suspeita.

Ao tentar realizar a abordagem, o condutor acelerou o veículo e iniciou um acompanhamento tático que se estendeu por vários quilômetros, até adentrar uma plantação de soja, onde o motorista abandonou o automóvel e escapou para uma área de mata próxima.

Ao vistoriar o veículo, os policiais encontraram vários fardos contendo uma substância entorpecente análoga à maconha, totalizando 512 kg da droga. O motorista do veículo não foi localizado.

OPERAÇÃO HÓRUS - A atuação conjunta das forças de segurança estaduais e federais também resultou na apreensão de 1,1 tonelada de maconha, um prejuízo estimado de R$5 milhões para o crime organizado.

A ação ocorreu na região rural do município, onde equipes do BPFron identificaram uma construção abandonada como possível ponto estratégico para atividades criminosas. Ao adentrarem o local, os policiais depararam-se com uma quantidade significativa de substância entorpecente análoga à maconha.

Todo o material apreendido nas ações foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal de Guaíra, onde serão realizados os procedimentos legais e investigativos.

DENÚNCIAS - O BPFron reforça os canais de denúncia para que a população possa contribuir com informações relevantes para o combate ao crime: 190, da Polícia Militar, e o Disque-Denúncias 181, todos os contatos para repassar informações podem ser feitos de forma anônima.