Ação da força-tarefa do projeto Em Frente Brasil prende dois suspeitos de cometer homicídio em SJP 22/11/2019 - 11:04

Integrantes da polícia judiciária, atuantes na força-tarefa do projeto Em Frente Brasil, prenderam, na manhã desta quinta-feira (21/11), Adair José Bottega, 28 anos, e Rodrigo Samuel Ramos Cordeiro, 26, ambos com mandado de prisão em aberto. Os dois são suspeitos de cometer um homicídio em setembro do ano passado em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

O delegado responsável pelo caso, Michel Carvalho, afirmou que os dois teriam cometido o homicídio que vitimou Francisco Luiz dos Santos Arbigaus, em setembro de 2018, no bairro Contenda, em São José dos Pinhais, RMC. A elucidação do crime foi possível devido a investigação dos integrantes da Polícia Civil e da Força Nacional atuantes pelo programa Em Frente Brasil, implantado no município em agosto deste ano.

“Com uma união de esforços aqui, com apoio da Força Nacional, nós conseguimos chegar a uma autoria efetiva com testemunhas, com elementos probatórios que culminaram na prisão dos responsáveis pela morte do Francisco", afirmou o delegado Michel Carvalho.

De acordo com a polícia, os suspeitos e a vítima estavam em uma festa, no bairro Contenda, quando a vítima, embriagada, teria quebrado alguns retrovisores dos veículos que estavam estacionados no local. Os convidados da festa o expulsaram do lugar e pouco tempo após ele, com combustível, tentou atear fogo em um ponto de drogas, onde Bottega e Cordeiro vendiam o entorpecente.

O local não foi incendiado, mas testemunhas avisaram Bottega e Cordeiro, que ainda estavam na festa, sobre o ocorrido. Os dois se armaram e foram até a residência de Arbigaus, onde efetuaram os disparos e o mataram.

Na época do crime os dois homens prestaram depoimento para a polícia, mas negaram envolvimento no caso. Com o avanço das investigações e mais depoimentos de testemunhas, foi possível confirmar a autoria. “Agora eles confirmam que estavam na festa, que ocorreu a discussão, mas ainda negam que tenham efetivamene disparado. Mas confimam que aquele ponto de droga, aquela biqueira, que era de propriedade deles, foi incendiada”, completou.  

As investigações apontam que os dois movimentam parte do comércio de drogas no município, e as investigações acerca dos suspeitos continuam. "Ambos já têm passagens pela polícia, o Bottega é uma pessoa conhecida de envolvimento no mundo do tráfico de drogas, já foi preso outras vezes, e o Cordeiro já foi preso pelo crime de roubo aqui na cidade”, disse o delegado.

Após os procedimentos policiais, os dois suspeitos serão encaminhados para o sistema prisional.

EM FRENTE BRASIL – O projeto-piloto é coordenado pelo Ministério da Justiça em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, e envolve a aplicação de efetivos da Força Nacional (FN) em conjunto com as forças de segurança pública federais, estaduais e municipais para combater a criminalidade por meio de policiamento ostensivo e também de atividades de inclusão social. A iniciativa está em andamento desde o dia 30 de agosto em São José dos Pinhais e em outros cinco municípios brasileiros, com previsão de atividade até dezembro deste ano.

Michel Carvalho comentou ainda sobre as ações desenvolvidas pelas forças policiais, que acabam influenciando nos índices criminais do município. "Os índices de homicídios se mantém, nós estamos solucionando muito mais mortes. Evidente que, com maior trabalho de investigação e mais policiais na rua, a gente consegue maiores elementos de prova. E o sucesso de tudo isso, os frutos dessa operação, a gente vai ter ao longo prazo”, concluiu.

GALERIA DE IMAGENS