AIFU apreende 2.347 cigarros eletrônicos 08/02/2024 - 15:01

A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) realizou, na noite de quarta-feira (07), uma operação que resultou na apreensão de diversos produtos, entre eles, 2.347 Dispositivos Eletrônicos de Fumar (DEFs). A operação, que ocorreu em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Curitiba, Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba e Secretaria de Urbanismo de Curitiba, foi no bairro Pilarzinho, em Curitiba.

Durante a ação, um estabelecimento comercial que havia sido denunciado por contrabando e venda de materiais ilícitos, foi fiscalizado. No local foram apreendidos diversos produtos, entre eles, os 2.347 Dispositivos Eletrônicos de Fumar, também conhecidos como vapers ou cigarros eletrônicos. Eles envolvem diferentes equipamentos e tecnologias constituídos por um equipamento com bateria recarregável e refis para utilização.

Segundo a polícia, eles são conhecidos por diferentes nomes como cigarros eletrônicos, e-cigarette, tabaco não aquecido, pods, entre outros. Desde 2009, todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar foram proibidos pela Anvisa, conforme a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 46, de 28 de agosto daquele ano. A proibição inclui a comercialização, a importação e a propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar.