Torneio de futebol das forças de segurança arrecada brinquedos e kits de limpeza para associações
05/12/2022 - 18:40

A Secretaria da Segurança Pública promoveu um torneio de futebol beneficente no domingo (04), no Estádio Joaquim Américo Guimarães, a Arena da Baixada. Esta foi a 6º edição da Operação Gol, que arrecada doações para a Associação dos Amigos do Hospital das Clínicas e para a Associação Terapêutica e Paradesportiva Equocavalaria.

“Esse evento reuniu representantes das forças de segurança do Paraná em prol de um bem maior. Além do olhar social, que vem crescendo ao longo dos últimos anos, com as arrecadações destinadas a famílias que precisam, também simboliza esse mês de dezembro com solidariedade”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior, que jogou no time da Casa Militar. 

A Operação Gol contou com a participação de 18 times de várias unidades, como polícias Civil, Militar, Científica e Penal, além do Corpo de Bombeiros. Polícia Federal, Exército e Guarda Municipal também participaram.

As arrecadações das inscrições dos jogadores serão utilizadas para a compra de kits de limpeza destinados à Associação dos Amigos do Hospital das Clínicas. Para o público que quis acompanhar os jogos no estádio, a entrada era um brinquedo novo por pessoa, que será entregue para a Associação Terapêutica e Paradesportiva Equocavalaria, da Polícia Militar do Paraná. 

“Desde 2016 a popularidade deste evento vem crescendo dentro das forças de segurança e temos mais instituições montando suas equipes e querendo participar. É uma ocasião importante, na qual vamos beneficiar a Associação dos Amigos do HC, assim como as crianças que procuram o regimento da cavalaria da PM”, afirmou o secretário estadual da Segurança Pública, Wagner Mesquita.

GOL – A Operação Gol surgiu em 2016, com a ideia de reunir os agentes das forças de segurança e promover partidas de futebol entre militares de várias corporações. Desde então, o evento é feito anualmente, com exceção de 2020, por conta da pandemia. A Comissão Organizadora é formada pelos coronéis Adilson Corrêa, Carlos Eduardo Assunção e Valdir Carvalho de Souza. 

“A Operação Gol surgiu após as comemorações da Copa do Mundo, sediada no Brasil, na qual as forças de segurança decidiram que queriam marcar um futebol para descontrair. Então iniciamos as tratativas com o Athletico Paranaense para que pudéssemos realizar os torneios na Arena. O interesse dos participantes continuou e hoje já estamos na 6º edição”, disse Corrêa, diretor do Centro Integrado de Comando e Controle Regional da Cidade da Polícia e coordenador da Operação Gol.

O coordenador da Segurança do Clube Athetico Paranaense, Anderson Aramis da Rosa Oliveira, disse que a parceria visa fornecer a experiência completa de um jogo de futebol. “A Operação Gol é um torneio master, que a cada ano vem evoluindo e conta com regras, arbitragem, telão, ou seja, com tudo que uma partida de futebol tem”, explicou. 

O chefe de Engenharia da Sesp, tenente-coronel Ivan Ricardo Fernandes, participou pela segunda vez. Ele jogou pelo time da Secretaria e afirmou que é um momento de descontração para as forças. “A causa social deste torneio é muito bonita. Poder ajudar as pessoas que precisam faz com que a gente se sinta honrado. Além disso, podemos descontrair e jogar futebol com os colegas”, destacou. 

Para o major Nelson Stocheiro Gonçalves Junior, que jogou pelo time da Casa Militar, o lado social do projeto é o que mais motiva as forças a participarem. "Para quem sempre teve o sonho de ser jogador de futebol, entrar no estádio, subir o túnel, ver a torcida, a nossa família vibrando por nós, é uma emoção muito grande. É a quarta vez que eu tenho a honra de participar deste torneio", afirmou. 

Ao final de cada partida todos os jogadores das 18 equipes foram agraciados com uma medalha da 6ª edição da Operação Gol.  

PLACAR FINAL DAS PARTIDAS:

12º Bpm 2 x 3 13º Bpm 

Sesp 0 x 1 Casa Militar 

Exército 1 x 2 Deppen 

Guarda Municipal de Curitiba 3 x 1 Corpo de Bombeiros 

Polícia Federal 1 x 3 BpTran/Rp Mon

Bope/Bpmoa 2 x 5 Choque/Rone 

Comando Geral 10 x 0 Polícia Científica 

Aspirantes 91 2 x 5 Polícia Civil 

Amigos da Sesp 0 x 1 Veteranos Pm/Bm

GALERIA DE IMAGENS