0 - Segurança

12/07/2019

Secretário de Segurança entrega viaturas para as polícias da região oeste e assina acordo de contratação de mão de obra prisional

O Governo do Estado, por meio do secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, entregou 16 viaturas para as Polícias Civil e Militar da região oeste paranaense. A cerimônia aconteceu em frente à Prefeitura Municipal de Cascavel, na tarde desta sexta-feira (12/07). Além disso, foi firmado um convênio entre a Secretaria Municipal de Educação da cidade e a SESP, para a contratação de mão de obra de presos da Penitenciária Estadual de Cascavel.

“A iniciativa contribui para o processo de ressocialização dos detentos, já que ensina um ofício a essas pessoas. Além disso, parte do valor pago pelo trabalho ficará retida todo mês em uma poupança, para que ele possa retirar a quantia quando sair em liberdade definitiva”, afirmou o coronel Romulo. Ele lembrou ainda que somente podem participar da iniciativa os presos que apresentam bom comportamento carcerário e autorização da justiça para prestação de serviços externos.

As vantagens destes acordos vão da redução de pena aos presos, uma vez que três dias trabalhados diminui um dia da reclusão, até a contribuição no desenvolvimento do estado, por conta da oportunidade de qualificação e participação do detento no setor produtivo. Essas parcerias têm destacado o Paraná como sendo um dos estados com mais presos trabalhando, cerca de 30% da população carcerária, ou seja, 6.807 pessoas, segundo o Departamento Penitenciário (Depen-PR).

VIATURAS - Após a assinatura do contrato, as polícias Civil e Militar receberam as 16 viaturas, que vão reforçar as frotas de Cascavel e região. “Estes veículos fazem parte do pacote de 102 viaturas compradas pelo Governo do Estado e entregues esta semana à Secretaria de Segurança. Elas permitirão um atendimento melhor e mais ágil às eventuais ocorrências de crime”, destacou o secretário coronel Marinho.

Serão oito viaturas para cada instituição. As viaturas da Polícia Militar devem reforçar as unidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Laranjeiras do Sul, Pato Branco e Toledo, principalmente para o fortalecimento de ações ostensivas das equipes da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) e do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron). Já os oito veículos da Polícia Civil serão distribuídos pela região, conforme a necessidade das delegacias, o que vai ser definido pela própria Polícia Civil.
    
O modelo dos veículos é o Trailblazer, da Chevrolet, uma caminhonete com tração nas quatro rodas, câmbio automático, que permite um campo de visão mais aberto por ser mais alta que a maioria dos veículos, além de contar com dispositivos de comunicação e de suporte para atendimento das ocorrências.

De forma simbólica, o coronel Marinho entregou as chaves ao Comandante regional da polícia Militar, tenente-coronel Dorian Cavalheiro e à Delegada-Chefe da 15ª Subdivisão Policial de Cascavel (15ª SDP), Mariana Vieira, juntamente aos deputados da região. “Queremos que os números continuem a apresentar um Paraná cada vez mais livre do crime, por isso, reforço aqui o nosso compromisso de integração, inteligência e planejamento em todas as áreas da Segurança Pública do nosso estado. Este evento e estas viaturas representam modernidade e reforço ao trabalho dos nossos policiais”.

POLICIAMENTO DE FRONTEIRA – Na região de fronteira a PM conta com o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) que faz um trabalho específico para coibir crimes transfronteiriços, principalmente o narcotráfico, além de atuar em apoio a outros órgãos de segurança pública no combate ao contrabando e descaminho, delitos comuns na região.

Um exemplo é a Operação Integrada, na qual a unidade está trabalhando em conjunto com a Polícia Federal e da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública com operações constantes em toda a região de fronteira, com policiamento reforçado no Rio Paraná para combater o tráfego de contrabandistas que fazem a rota para trazer do Paraguai cigarros e outros produtos.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes na solenidade o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos; o Presidente da Câmara, Alécio Espínola; o Superintendente da Casa Civil, Gugu Bueno; os deputados estaduais Coronel Lee, Marcel Micheletto, Márcio Pacheco; a Delegada-Chefe da 15ª Subdivisão Polícia Civil, Mariana Vieira; o Diretor da PIC, Valdecir Glalik Alves; o Diretor da PEC, Renê Maciel Wecoski Fernandes; o Coordenador Regional do DEPEN, Thiago da Costa Correia; o Diretor do Cense II, Helyton Rodrigo Mendes dos Santos, além de Comandantes de unidades da PM e do Corpo de Bombeiros, vereadores locais, oficiais e praças da PM e de convidados.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.