Polícia Militar

12/07/2019

PM orienta sobre novo golpe envolvendo venda de veículos pela internet nos Campos Gerais

O 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), pertencente ao 4º Comando Regional de Polícia Militar (4º CRPM), alerta a população dos Campos Gerais sobre um golpe na venda de veículos pela internet na região. Nos últimos 30 dias, foram registrados nove casos similares apenas na cidade de Ponta Grossa.

Segundo o batalhão, os golpistas clonam anúncios de vendas que estão disponíveis em sites ou redes sociais e anuncia os veículos com valores abaixo da tabela. Ao fazer contato com a vítima, se passa de vendedor e para o proprietário do carro como comprador. As vítimas chegam a se encontrar pessoalmente, sem a presença do “intermediário”, mas por orientação não falam sobre valores nem comentam sobre a existência dessa terceira pessoa.

“Eles mantém contato com as vítimas apenas por aplicativos de mensagens, e é comum o estelionatário alegar parentesco com uma ou outra parte envolvida, o que acaba alimentando erroneamente a credibilidade da venda”, disse a oficial de Relações Públicas da unidade, tenente Natália Marangoni de Oliveira.

Ainda segundo a tenente, após toda negociação ocorrer por troca de mensagens, o estelionatário convencer o comprador a transferir o dinheiro para a conta de um terceiro (um laranja), concretizando o golpe, já que a vítima nunca receberá o veículo negociado.

ORIENTAÇÕES - “É preciso ficar atento, jamais comprar ou vender qualquer bem através de intermediários. Certifique-se de negociar apenas com o proprietário, e nunca transfira ou deposite valores na conta de terceiros”, orientou.

“Não compartilhe informações pessoais, documentos ou dados bancários com estranhos e, especialmente, acione a Polícia Militar sempre que suspeitar que algo está errado”, complementou a tenente Natália.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.