Segurança

09/02/2018

Secretário vistoria ações de segurança pública no Litoral

Uma comitiva da cúpula da Segurança Pública, liderada pelo secretário Julio Reis, vistoriou na quinta-feira (08), em Matinhos e Guaratuba, o trabalho da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e da Polícia Científica durante a Operação Verão Paraná 2017/2018. “A população vai encontrar no Litoral uma polícia totalmente preparada e integrada com vários planejamentos para oferecer mais tranquilidade durante o feriado”, disse o secretário.

A primeira visita foi à Delegacia Cidadã de Matinhos, onde foram apresentados os resultados da temporada de verão ao secretário. Depois a comitiva seguiu para a unidade do Corpo de Bombeiros de Guaratuba.

Os dados apresentados ao secretário mostram que os índices de criminalidade caíram nos primeiros 50 dias de operação (de 21 de dezembro de 2017 à 07 de fevereiro de 2018) na comparação com o mesmo período da temporada anterior. A queda de roubos (-24,3%), furtos (-12,7%) e o aumento acentuado de prisões (137,6%) contribuíram para uma maior sensação de segurança.

SALVAMENTOS - O comandante do 8º Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Jair Pereira, destacou ao secretário Julio Reis que o movimento alto nas praias influenciou o aumento de salvamentos nesta temporada. Nesses 50 dias de verão os guarda-vidas fizeram 1.059 salvamentos, sendo que na temporada anterior foram 891. O número de óbitos, por sua vez, é menor: foram quatro nesta temporada contra nove no mesmo período da anterior.

PRISÕES - De acordo com o coordenador do Verão Paraná 2017/2018 pela Polícia Civil, delegado Miguel Stadler, o trabalho integrado entre as forças de segurança e o aumento das investigações auxiliaram no aumento de prisões em flagrante (30%) e de outros procedimentos cartorários (de 21 de dezembro de 2017 à 07 de fevereiro de 2018) em comparação com o mesmo período do ano anterior.

MEIO AMBIENTE - Na área ambiental o Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV) encaminhou 32 pessoas e atendeu 10 ocorrências de crimes contra a fauna, outras 13 contra a flora, bem como 23 casos de delitos praticados na área de pesca desde o início do Verão Paraná 2017/2018 até agora.

RODOVIAS - Nas rodovias estaduais houve 47 acidentes nesses 50 dias, com 32 feridos e nenhum óbito em todo o Litoral. Foram lavradas 1.706 autuações de trânsito e 4.984 imagens de radar de excesso de velocidade.

Além disso, a unidade empregou a biometria digital embarcada a fim de testar um novo sistema de identificação no momento da abordagem a fim de agilizar os procedimentos e verificar pessoas foragidas da justiça e com a CNH suspensa ou cassada.

O secretário Julio Reis foi ao Litoral acompanhado pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Maurício Tortato; pelo delegado-geral da Polícia Civil, Naylor Gustavo Robert de Lima; pelo comandante do 6º Comando Regional da PM, coronel Chehade Elias Geha; do comandante do 8º Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Jair Pereira; do Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Rui Noé Barroso Torres; além de comandantes de unidades da PM, integrantes da Polícia Civil e da Polícia Científica.

Eles verificaram o andamento das ações integradas entre as forças de segurança pública do Estado e foram recepcionados pelo chefe da Casa Militar e coordenador-geral do Verão Paraná 2017/2018, coronel Elio de Oliveira Manoel.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.