Segurança

11/09/2017

Polícia Militar participa de desfile e cerca de 20 mil pessoas comemoram os 195 anos de Independência do Brasil

Cerca de 20 mil pessoas acompanharam o desfile cívico-militar de 7 Setembro em alusão aos 195 anos de Independência do Brasil que ocorreu nesta quinta-feira (07/09) na avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico de Curitiba. A comunidade aproveitou a manhã de sol e acompanhou a tradicional passagem de tropas, viaturas e dispositivos das Forças Armadas, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e de outros órgãos de segurança pública, além da participação de colégios estaduais e da Banda de Música da PM que abrilhantou ainda mais o evento. Cerca de 3 mil pessoas desfilaram.

O Governador Beto Richa, destacou a importância da data e também parabenizou as forças militares que possuem papel fundamental na história do Brasil. “O militar coloca diariamente sua própria vida e integridade em risco para defender o nosso país. Tenho uma grande ligação, apreço e respeito pelos militares e acredito que todos os brasileiros reconhecem o quanto eles são essenciais. O desfile de hoje também serve para homenagear estes profissionais de segurança pública e cultuar os valores patrióticos da nossa nação”, afirmou.

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, o evento também oferece a possibilidade de as pessoas poderem ver de perto as viaturas e equipamentos modernos adquiridos pelo Governo do estado para a segurança pública. “A população de Curitiba veio prestigiar este momento importante cívico e teve a oportunidade de conhecer um pouco mais do trabalho da Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros. Além disso, esta integração com a comunidade é essencial e cria uma relação de confiança com a instituição”, ressaltou.

Para o Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato, o desfile é um momento de integração e de oportunidade para cultuar os valores e a simbologia da nação. “A Polícia Militar é muito maior do que os ataques que venha sofrer e neste momento aproveitamos as comemorações da independência para nos aproximamos da comunidade e tentarmos fazer o melhor para que a festa do povo seja realmente coroada de brilho”, ressaltou. O coronel Tortato ainda lembrou que o evento oportuniza uma relação de proximidade com a comunidade.

Para muitas pessoas assistir ao desfile é um evento tradicional e importante para demonstrar todo o respeito à pátria. “É uma maneira de incentivar a cidadania e embutir nas crianças e jovens o que é o civismo. Além disso os mais novos têm a oportunidade de ver como eram os desfiles e assim valorizar o nosso país”, disse Raquel Prates.

“Acho necessário vir ao desfile primeiro para prestigiar a Independência do Brasil, algo muito importante na nossa história e temos que dar valor ao nosso país, além de repensarmos o momento político e econômico que estamos passando. Precisamos reestabelecer os valores da pátria e a união do povo. O primeiro passo é dar apoio às instituições que nos ajudam a manter o controle da nação”, acrescentou Juliana Boccato Pacheco.

O desfile, que acontece tradicionalmente todos os anos, contou com a presença de tropas representativas do Exército Brasileira (EB), da Força Aérea Brasileira (FAB), da Marinha do Brasil (MB), da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, do Departamento Penitenciário (DEPEN) e da Guarda Municipal que apresentaram suas respectivas viaturas e equipamentos modernos que são usados nas ações de segurança pública em defesa da sociedade paranaense.

“Esta integração nos qualifica e nos apresenta na dimensão de prestadores de serviço, mas dentro de uma razão de existir que é a segurança da nossa população. O contato é muito construtivo nas relações, em especial com as crianças e os jovens”, disse. “Neste momento, de exercício de cidadania, recebemos o reconhecimento da atividade que prestamos e isso nos gratifica muito”, acrescenta o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Mariano de Oliveira.

Também participaram do evento alunos e integrantes da comunidade escolar, sendo cinco escolas municipais, 13 colégios estaduais, a Liga da Defesa Nacional, grupos de escoteiros, entidades civis, sociais e culturais, bem como clubes de serviço. Neste ano, a participação de alunos da rede pública estadual, incluindo as bandas de estudantes, comemora os 70 anos da Secretaria de Estado da Educação, criada em 1947.

AUTORIDADES - Além do Governador Beto Richa e do Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão Lourival Carvalho da Silva, acompanharam o evento o Secretário Chefe da Casa Militar, coronel Elio de Oliveira Manoel; o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita de Oliveira; o Comandante da Polícia Militar, coronel Maurício Tortato; a Chefe do Estado Maior da PM, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha; o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Mariano de Oliveira; o Comandante do 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), coronel Péricles de Matos; o Comandante do 6º CRPM, coronel Chehade Elias Geha; o Comandante do Cindacta II, coronel aviador Álvaro Wolnei Guimarães; a secretária de Educação, Ana Seres; a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o presidente do BRDE, Orlando Pessuti; o prefeito de Curitiba, Rafael Greca; bem como representantes da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), poder judiciário e demais autoridades.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.