Depen

04/09/2017

Casa de Custódia de Curitiba completa 15 anos de atividade

Inaugurada em 2002, a Casa de Custódia de Curitiba completou 15 anos de atividade este ano. Inspirada no padrão americano de segurança e automação, a unidade penal é considerada uma das mais modernas penitenciárias do Paraná. Na última semana, um encontro reuniu gestores que participaram dessa história. “Parabenizo a todos os gestores e servidores que contribuíram com seu trabalho para que essa unidade se mantivesse como referência em segurança e tratamento penal até os dias atuais”, afirmou o diretor adjunto do Departamento Penitenciário do Paraná, Cezinando Vieira Paredes.

PERFIL - A Casa de Custódia abriga hoje 625 presos. O local é destinado à custódia de presos condenados e provisórios que praticaram crimes contra a mulher. Atualmente, cerca de 54% dos presos estão implantados em canteiros de trabalho. A unidade penal mantém atividades de estudo, como Educação Básica, cursos profissionalizantes, remição de pena pela leitura, olimpíadas de matemática, entre outras.

CONQUISTAS - Nos últimos anos, com a mão de obra de detentos, parcerias com a comunidade e empresas, novos espaços foram construídos: área para visitantes, alojamentos e sala de aula. Além dos avanços tecnológicos com a modernização do circuito interno de monitoração, instalação de câmeras de última geração, capazes de captar imagens externas a vários quilômetros de distância e, ainda, o controle biométrico dos visitantes, iniciativa pioneira no Estado.

“Com os esforços de todos, conseguimos nos manter em evolução. Mais da metade dos detentos trabalham e temos uma preocupação em ofertar atividades que visem a ressocialização, por isso investimos em cursos e atividades que qualifiquem essas pessoas”, explicou o diretor da Casa de Custódia de Curitiba, Samuel José da Silva Moreira.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.