PATRULHA ESCOLAR

A Patrulha Escolar é a união da comunidade escolar com a polícia para reduzir a violência e a criminalidade nas escolas e nas suas proximidades. Seu objetivo principal é a PREVENÇÃO e, supletivamente, a repressão aos crimes e atos infracionais. Ela assessora a comunidade escolar a encontrar os caminhos da segurança através de trabalhos de reflexão, palestras e organização para a ação. O policiamento nas escolas passa a contar com policiais militares especialmente capacitados que, conhecendo a realidade da comunidade escolar, buscam medidas que minimizem a ação de criminosos nas escolas e proximidades. O projeto se divide em cinco fases.

Na primeira há a avaliação das instalações do estabelecimento de ensino quanto à segurança que este proporciona ou não, com sugestões de aprimoramento e adaptações, sendo então expedido um laudo. 

Num segundo momento há a coleta de informações para formação de um diagnóstico e estabelecimento de metas a serem adotadas a curto, médio e longo prazo.

Com base neste diagnóstico, na terceira etapa, caberá à administração e comunidade escolar a concretização das idéias, a tomada de providências e as mudanças de procedimentos. A quarta fase é chamada etapa das palestras, com a participação de pais, alunos, professores e funcionários da escola, visando a conscientização e conhecimento que lhes possibilitem as mudanças estratégicas.

Na etapa derradeira é elaborado o plano de segurança, formado por uma comissão de representantes de cada segmento da comunidade escolar e Polícia Militar, onde são registradas todas as evoluções havidas no grupo, bem como as regras a serem seguidas a partir de então, visando o aumento da segurança.

O programa Patrulha Escolar Comunitária, que aproxima o policial da comunidade escolar melhorando a segurança de todos, já atende todas as 2.107 escolas estaduais das 399 cidades do Paraná.

Policial militar da Patrulha Escolar. Policiais militares da Patrulha Escolar.
Viaturas da Patrulha Escolar. Policiais militares da Patrulha Escolar.

Recomendar esta página via e-mail: