CENTRO INTEGRADO DE COMANDO E CONTROLE REGIONAL

CICCR


O CENTRO INTEGRADO DE COMANDO E CONTROLE REGIONAL (CICCR) é a estrutura responsável por todas as decisões operacionais durante a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. 

A estrutura – que é um dos legados da Copa para o Paraná – permite videomonitoramento total das atividades de segurança durante o evento esportivo e agrega, em um só espaço, 33 instituições envolvidas de alguma forma nas ações a serem desenvolvidas ao longo do período do Mundial, nos âmbitos municipal, estadual e nacional. Dessa forma é possível dar respostas rápidas e desencadear ações articuladas entre os comandos das instituições representadas, para acompanhar eventuais situações críticas.

Com o CICCR, a tomada de decisões em situações críticas e que requeiram atenção será eficiente, ágil e efetiva, nos âmbitos operacional e tático. E, consequentemente, o tempo de resposta no atendimento à urgência e emergência será reduzido.

Câmeras de segurança da própria Segurança Pública e também da Prefeitura de Curitiba estão interligadas na Sala de Operações do CICCR. O espaço abriga também uma Sala de Gestão de Crises, onde ocorrem reuniões que demandem decisões rápidas e eficazes, entre as autoridades da área de Segurança Pública e Defesa. 

O período operacional do CICCR é 20 dias antes da abertura e cinco dias após a final do Mundial, pelo que está previsto na Lei Geral da Copa: de 23 de maio a 18 de julho. "Toda a parte de segurança pública não nos preocupa, por todo o planejamento feito nos últimos dois anos. São esforços que vão garantir que a execução das ações ocorra da forma mais tranquila possível”, avalia o coordenador do CICCR, delegado federal Flúvio Cardinelle Oliveira Garcia.

Cada capital-sede da Copa conta com um CICCR, permitindo ações articuladas entre os comandos das instituições representadas, para acompanhar eventuais situações críticas, com troca de informações entre as cidades. 

Confira aqui as instituições representadas no CICCR


Recomendar esta página via e-mail: