DICAS DE SEGURANÇA

 Afogamentos

Orientações do Corpo de Bombeiros do Paraná para prevenir afogamentos, nas praias e nas piscinas.

Ambiente rural

A Polícia Militar do Paraná realizou estudos sobre a problemática da criminalidade no ambiente rural, ouviu produtores e moradores rurais, assim como os sindicatos rurais e a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), além de visitar algumas propriedades rurais que foram vítimas de crimes. O resultado é apresentado aqui como orientação para adequar o espaço rural paranaense com vistas a melhores níveis de segurança desses locais.

Confira aqui a íntegra da cartilha.

Ameaça de bomba

Orientações do Batalhão de Operações Especiais (Bope)


Chuvas


Medidas de prevenção do Corpo de Bombeiros do Paraná.

Comércio

Cartilha “Por um comércio mais seguro”: informações sobre a arquitetura contra o crime (reforço territorial, controle de acesso); estrutura de um estabelecimento comercial com problemas de segurança e dispositivo de segurança, entre outras.


Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs): organização social e exercício de cidadania

O Conseg é um canal de comunicação entre a sociedade e o Estado no que tange aos assuntos ligados à área da Segurança Pública. Os Consegs são constituídos por pessoas que desenvolvem trabalhos voluntários, sem fins lucrativos e vinculam-se por adesão às diretrizes emanadas da Secretaria de Estado da Segurança Pública, por intermédio da Coordenação Estadual para Assuntos dos Conselhos Comunitários de Segurança. Foca em ações preventivas, de cunho social e/ou ambiental.

Confira aqui mais informações sobre o que é um Conseg, quem pode participar e como criar um conselho.

Crianças

Orientações do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) da Polícia Civil.


Fogos de artifício

Cuidados necessários apontados pelo Corpo de Bombeiros.


Golpes

Golpe do bilhete ou do torpedo premiado, falso sequestro, carro quebrado, envelope vazio, confirmação dos dados e falsa casa na praia são alguns dos nomes dos principais crimes de estelionato combatidos pela Polícia Civil do Paraná. Para orientar a população a evitar cair nessas armadilhas, a Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (DEDC) da Polícia Civil fornece dicas úteis.

Confira mais aqui.

Idosos

Cartilha “Mais segurança para pessoas idosas”: normas gerais de segurança, dicas de prevenção para quando estiver em casa, nas ruas, em transportes público, nos bancos e golpes mais frequentes. Também inclui segurança contra acidentes e informações para quem cuida ou convive com pessoas idosas.
 
Internet

A Polícia Científica do Paraná auxiliou o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, a elaborar a Cartilha de Segurança Para a Internet. O material contém dicas sobre como se prevenir de crimes cibernéticos e formas de o internauta estar atento a tudo que acontece na rede. O trabalho foi desenvolvido por meio da Seção de Informática Forense do Instituto de Criminalística do Paraná.

Confira aqui a íntegra da cartilha.

Luzes de Natal

Dicas do Corpo de Bombeiros do Paraná e da Companhia Paranaense de Energia (Copel) para que as festas de fim de ano ocorram de forma tranquila.


Mulheres

Cartilha “Segurança Feminina”: normais gerais de segurança, orientações para quando estiver em casa, nas ruas, nas compras, no banco, no trabalho, golpes mais frequentes cometidos contra a mulher e outros.

Residência

Cartilha Segurança Residencial: orientações para as áreas interna e externa das casas, além de cuidados em garagens, muros e quando for construir ou reformar.




Recomendar esta página via e-mail: