Webnário trata de Conferência Internacional de Ciências Forenses que acontecerá em Curitiba (PR) ano que vem 13/08/2020 - 20:56

O diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki, participou do webinário que tratou sobre a 3ª Conferência Internacional de Ciências Forenses (InterForensics), que acontecerá em Curitiba, de 8 a 11 de junho do ano que vem. A transmissão de apresentação da conferência foi nesta quarta-feira (12/08) pelo canal da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) no YouTube.

Segundo a organização do evento, a já tradicional conferência na agenda da perícia criminal brasileira, a InterForensics, é a maior convenção do segmento na América Latina. As edições de Brasília e de São Paulo receberam mais de 3 mil participantes entre brasileiros e estrangeiros, além de palestrantes dos principais órgãos investigativos dos Estados Unidos e de países da Europa.

“Em 2019 tivemos 1,8 mil participantes, 35 países representados. Foram 246 palestrantes, 28 patrocinadores e 200 trabalhos científicos apresentados. Todo esse esforço trouxe à InterForensics o reconhecimento de ser um dos 30 principais eventos de ciências forenses do mundo. Então, a expectativa é que teremos cerca de 2 mil participantes na próxima edição, que será em Curitiba”, explicou durante o webinário, o perito criminal federal e presidente da InterForensics 2021, João Ambrósio.

De acordo com o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki, receber a próxima edição do evento é um grande momento para a instituição.

“Nós temos uma oportunidade excelente para a comunidade científica brasileira de sediar um evento dessa magnitude. E para nós, da Polícia Científica do Paraná, é uma honra apoiá-lo. Será uma oportunidade importante para os servidores que atuam na instituição paranaense aprimorem seus conhecimentos e prestarem, cada vez mais, um ótimo serviço à população ”, declarou durante a transmissão de abertura.

O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais Marcos Camargo, falou sobre a importância da conferência para o fortalecimento das ciências forenses no Brasil. “O evento é uma oportunidade de intercâmbio de conhecimento, possibilitando o progresso da perícia criminal. É a chance para o Brasil absorver as boas experiências de outros países e também se consolidar como referência internacional na área forense, além de fomentar reflexões sobre novas possibilidades de aplicação da criminalística na solução de casos que interessem à justiça”, afirmou.

INSCRIÇÕES - As inscrições para a 3ª Conferência Internacional de Ciências Forenses (InterForensics) estarão disponíveis, aos profissionais da área, a partir de novembro de 2020. Outras divulgações serão divulgadas em breve.

GALERIA DE IMAGENS