Senasp, Segen e Força Nacional abrem curso de formação de peritos criminais 22/10/2020 - 18:48

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública e (Segen) e a Força Nacional abriram o Curso de Formação de Peritos Criminais da Polícia Científica do Paraná. A instrução iniciou-se na última segunda-feira (19/10) e vai até o dia 16/11, além de mais 600 horas de estágio após o curso. Por meio de videoconferência, coordenadores, gestores e representantes do Banco Nacional de Perfis Balísticos; do Banco de DNA e do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) e ainda do Sinesp-Perícia conversaram com os 60 peritos criminais da Polícia Científica do Paraná.

“Com este curso, os peritos já vão ter consciência do que ocorre à nível nacional e, desta forma, entram na instituição cientes à respeito do tamanho da responsabilidade que o trabalho a ser desenvolvido por eles acarreta. Além disso, a Senasp faz a disseminação de cursos e doutrinas em perícia criminal, daí a importância destas instruções ofertados aos profissionais da Segurança Pública”, afirmou a diretora da Academia de Ciências Forenses da Polícia Científica, Patricia Doubas Cancelier.

Também participou do evento o secretário Nacional de Segurança Pública adjunto, Ronney Augusto Matsui Araújo, participou da abertura da capacitação. “A Senasp considerou de grande valia ser chamada para esta abertura, porque é importante que os peritos do estado conheçam a maneira como são formuladas as políticas de segurança em nível nacional”, afirmou Patricia.

Os bancos e sistemas integram informações de vários estados, incluindo o Paraná, e são geridos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. Dada a importância ao trabalho dos integrantes da Polícia Científica, uma vez que servem de apoio para a elaboração de laudos que visam a resolução de crimes, os temas foram apresentados já no primeiro dia do curso.

No primeiro dia do curso, foram apresentadas as diretorias de Gestão e Integração de Informações (DGI) e de Políticas em Segurança Pública (DPSP) da Senasp. A primeira, DGI, foi apresentada pelos peritos Renato Mendes Fonseca e Daniel Caixeta Barroso. A Diretoria é resonsável pela gerência dos dados do Sinesp e do Sinesp-Perícia.

Já a Diretoria de Políticas em Segurança Pública foi apresentada pela perita criminal Christiane Pinto Cutrim, do Maranhão, que também falou sobre a Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), sistema que mantém, compara e também compartilha DNAs obtidos em laboratórios de genética forense de todo o país.