Segurança e três municípios da RMC firmam cooperação técnica 06/08/2020 - 18:04

O Termo de Cooperação Técnica para compartilhamento de informações de segurança pública foi firmado com mais três municípios da Região Metropolitana de Curitiba nesta quinta-feira (06).  Mandirituba, Colombo e Quatro Barras agora poderão ter acesso a informações estaduais de segurança, e irão fornecer dados internos e imagens das câmeras de segurança ao Estado.

Com a iniciativa será possível que as forças de segurança tenham acesso ao sistema das guardas municipais e a informações sigilosas do órgão, possibilitando maior celeridade aos processos que necessitem de compartilhamento de dados.

O termo permite ainda que o município acesse o Business Inteligence (BI), que contém informações utilizadas pela Secretaria para elaboração de ações. A assinatura do documento também viabiliza que as guardas municipais verifiquem informações do Boletim de Ocorrências Unificado (BOU).

O secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, afirma que a assinatura faz parte de planejamento estratégico e já beneficiou diversos municípios do Estado. “Com isso poderemos dar prosseguimento às assinaturas dos Termos para compartilhamento de dados, que favorecem tanto a Secretaria da Segurança, quanto as Prefeituras. É um momento importante de integração com os municípios paranaenses”, disse.

PARCERIA - O acordo também já foi firmado com São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul, Pinhais, Campo Largo, Araucária, Sarandi, Arapongas, Londrina e Paranaguá.

Por parte das prefeituras deverão fornecer para a Secretaria da Segurança informações gerais, como a base cartográfica do local e imagens das câmeras de segurança, além de outros dados que auxiliem as forças policiais a elaborar ações.

MANDIRITUBA - Para o prefeito de Mandirituba, Luiz Antonio Biscaia, a parceria trará maior tranquilidade aos moradores. “Poderemos sair na rua sabendo que a cidade está bem cuidada e bem vigiada. Monitoramento hoje é essencial para qualquer município. Essa integração vai fortalecer muito mais a nossa central de segurança, que já tem as três forças juntas, e quem ganha é o povo, o município e a segurança”, ressaltou.

A secretária de Defesa Social de Mandirituba, Fransueile Aritusa Claudino, salientou que a parceria entre órgãos é antiga e rende bons resultados. “Já estamos trabalhando integrados desde 2017. Possuímos uma central integrada com a Polícia Militar e a Polícia Civil, e a assinatura do Termo só vem a reforçar essa troca de informações”.

COLOMBO - A prefeita de Colombo, Beti Pavin, afirmou que a medida reforça a segurança na região. Segundo ela, sta parceria é essencial, principalmente para os municípios limítrofes da cidade de Curitiba, onde há mais problemas. “O que nós temos de informação, passamos para a Secretaria da Segurança e vice-e-versa. Com estas medidas de segurança, que estão sendo implementadas, é a população de Colombo quem ganha”.

A partir de agora, o boletim de ocorrência feito pela Guarda Municipal poderá ser integrado com o sistema estadual. “Isso vai melhorar e agilizar o nosso trabalho. O que fazíamos em três horas, agora levará apenas uma hora, porque vamos elaborar o boletim de ocorrência direto e, como é integrado, já vai para o delegado. Quem ganha com isso é a população”, disse o superintendente municipal de Segurança e Trânsito de Colombo, Jonatas Rodrigues.

QUATRO BARRAS - O prefeito de Quatro Barras, Angelo Andreatta, informou que a integração é fundamental para levar ao cidadão paranaense maior condição de segurança pública. “Com todo esse trabalho, certamente em pouco espaço de tempo vamos estar colhendo os bons resultados. Isso marca uma integração entre as forças de segurança de nosso Estado.

“É um grande avanço de tecnologia, informação e inteligência entre o Estado do Paraná e o município de Quatro Barras. Só temos a agradecer pelo esforço em integrar as Guardas Municipais com as outras forças de Segurança Pública”, afirmou o secretário de Ordem Pública de Quatro Barras, Jeferson Messias dos Santos.

“Muito relevante este ato que a Secretaria de Segurança está tomando a nivel de Estado, fazendo este convênio com as guardas municipais, que são o apoio e uma força grande e estão se estruturando dentro do Estado”, concluiu o deputado estadual Delegado Recalcatti, que acompanhou a assinatura do Termo de Cooperação.

PRESENÇAS - Estiveram presentes a chefe de gabinete da Sesp, delegada Luciana de Novaes; o assessor civil da Pasta, delegado Vinícius de Carvalho; o diretor do Departamento de Inteligência do Paraná, delegado Sivanei de Almeida Gomes; e o coordenador do setor de Engenharia da Secretaria da Segurança Pública, major Ivan Ricardo Fernandes.

O subcomandante da Guarda Municipal de Mandirituba, Flávio Henrique Gelenski; o guarda municipal de Colombo, Luiz Brisola; e representando o deputado Romanelli, o chefe de gabinete do deputado, Ronald Oliveira; o comandante da Guarda Municipal de Quatro Barras, Alex Grey, também estiveram presentes.