Segurança e Campo Largo vão compartilhar informações 23/06/2020 - 16:55

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Prefeitura de Campo Largo, município da Região Metropolitana de Curitiba, vão compartilhar informações gerais e de segurança, conforme resolução conjunta assinada nesta terça-feira (23/06). A medida vai permitir maior agilidade nas investigações por parte da Segurança e autonomia para que o município acesse informações de interesse com mais facilidade.

Para o secretário da pasta, coronel Romulo Marinho Soares, a ação vai dar maior celeridade aos processos desenvolvidos no município. “Estamos trabalhando em um maior compartilhamento de informações com diversas cidades do Estado. A iniciativa permite mais agilidade nas ações desenvolvidas, além de uma maior integração com os municípios, o que nos fortalece no desenvolvimento de trabalhos em conjunto com outros órgãos”, disse.

A partir de agora, Campo Largo poderá acessar os Boletins de Ocorrência Unificados, desde a confecção, até consultas e demais informações. O município também tem a possibilidade de verificar informações do Business Intelligence, ferramenta da Secretaria da Segurança Pública que possui estatísticas criminais.

O banco de dados da secretaria, com informações como mandados em geral e veículos irregulares, entre furtados, roubados e com alertas, também estará disponível, além de averiguações sobre a situação administrativa dos condutores e veículos.

“Essa parceria com Campo Largo é especial porque o município se propôs, desde o início, a criar esta cooperação usando a tecnologia e a troca de informações. Campo Largo fica em um local estratégico e devemos estar atentos para as ações na área, bem como a análise das imagens das câmeras de segurança e o desenvolvimento de ações estratégicas”, explicou Marinho.

A Segurança terá acesso aos dados de contribuintes e informações de secretarias municipais. Também ficarão disponibilizadas imagens das câmeras de segurança e algumas informações da base de dados da cidade.

Todos os recursos para viabilizar acesso aos sistemas de informação da secretaria são de responsabilidade de Campo Largo. Também cabe ao município fornecer a documentação dos sistemas disponibilizados e a atualização constante das informações.

O prefeito de Campo Largo, Marcelo Puppi, ressaltou que a iniciativa é uma das mais importantes desenvolvidas em conjunto com o Governo do Estado. “Esta parceria vai proporcionar compartilhar dados com a Secretaria da Segurança Pública e melhorar a atuação na região. Campo Largo é a porta de entrada do Paraná para muita gente que vem de outros países e estados”, destacou. “Graças a esse convênio, as pessoas que não querem se comportar de acordo com a lei não terão vida fácil”, afirmou.

MUNICÍPIOS - A secretaria estadual já vem trabalhando no  compartilhamento das informações com outros municípios há alguns meses. São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul e Pinhais já assinaram a resolução conjunta e, de acordo com o secretário Marinho, a expectativa é que outras cidades paranaenses também assinem o documento em breve.

“Nós estamos incentivando essas ações porque compartilhar esse banco de dados é muito importante. A secretaria tem diversas informações e um Centro de Análise, Planejamento e Estatística, que podem sempre nos auxiliar na melhor forma de agir”, ressaltou o secretário. De acordo com ele, esse intercâmbio de informações beneficia a toda a área da segurança pública.

PRESENÇAS - Também participaram do evento o secretário municipal da Ordem Pública, Samir Moussa; da secretaria estadual da Segurança Pública, a chefe de gabinete, Luciana de Novaes; o coordenador do Centro de Análise, Planejamento e Estatística, Cláudio Todisco Silveira; o assessor civil, delegado Vinicius de Carvalho; o assessor penitenciário, Diego Piotrowski Machado; e o diretor do Departamento de Inteligência do Paraná, Sivanei de Almeida Gomes.