Segurança com padrões internacionais garantem tranquilidade nos shows do Palco Verão Maior, no litoral 04/01/2020 - 17:10

Um esquema de segurança com padrões internacionais, comprometido com o conforto e a tranquilidade dos veranistas e moradores que escolheram participarem dos shows gratuitos do Governo do estado (Palco Verão Maior), no litoral paranaense, na noite desta sexta-feira (03/01), garantiu uma noite dos sonhos para cerca de 28 mil pessoas em Matinhos e Guaratuba. “Este é o nosso objetivo, fazer a diferença para o cidadão no momento que ele mais precisa, seja ele na hora do lazer, do trabalho ou do descanso”, disse o Subcomandante do 9º Batalhão da PM, major Luciano Romão.

Não houve ocorrências graves na área de nenhum dos show, apenas orientações e abordagens de rotina, das quais, uma delas resultou na recuperação de um veículo furtado. “Procuramos fazer um cordão de segurança para que as famílias pudessem assistir aos shows sem nenhuma preocupação e este trabalho resultou, além da paz social, em um bem que, provavelmente, o proprietário considerava perdido”, descreve o oficial.

A recuperação se deu quando policiais militares abordaram um veículo com três jovens. A equipe constatou que o motorista era um adolescente, de 17 anos, e que com ele estavam dois homens (31 e 29 anos). Com eles nada de ilícito foi encontrado, porém os policiais constataram que havia divergências nas placas do veículo e no Chassi.

As placas eram de outro carro e o veículo estava com alerta de furto de 2014; já o chassi também contava alerta de furto, do mesmo ano. Diante dos fatos, o trio foi encaminhado, juntamente com o carro, à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos necessários. Ainda nas imediações do local onde ocorreu o show de Michel Teló, cujo público foi de aproximadamente 8 mil, foram abordadas 72 pessoas e 22 veículos, além de 10 motos. Houve um encaminhamento, também, por uso de droga.

“A proposta é essa, fazer com que a população venha, participe e comemore as atividades do Verão maior, por isso fizemos congelamento da rua, coordenação de trânsito, empregamos vários policiais e viaturas, e, com isso, tivemos uma boa festividade”, explica o Comandante da Subarea de Guaratuba pela PM no Verão Maior 2019/2020, Capitão Moreira Só.

Já em Matinhos, nas imediações do local onde ocorreu o show de Pedro Paulo e Alex, em Matinhos, onde reuniram-se 18 mil pessoas dentro do Centro de eventos (e outras 2 mil ao lado de fora), houve abordagem a 26 pessoas e a quatro veículos. Além disso, foram feitas 126 orientações e entregues 100 pulseirinhas de identificação da Polícia Militar, para crianças.

“Um cuidado extra para que não se percam dos seus pais, o que pode ocorrer em grandes eventos ou aglomerações de pessoas”, destaca o Comandante da Subarea de Matinhos pela PM no Verão Maior 2019/2020, Capitão Wagner de Araújo. “A maior preocupação do Governo do estado e da polícia Militar é que as pessoas se divirtam com tranquilidade, mas também fazemos um trabalho de orientação para contribuir com isso tudo”, completa.

GALERIA DE IMAGENS