Segurança Pública participa de reunião sobre eleições 2020 no TRE-PR 24/09/2020 - 17:00

As forças de segurança estaduais estiveram presentes, na tarde desta quinta-feira (24/09), na reunião sobre o Plano de Segurança nas Eleições de 2020, organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE), para definir as estratégias de segurança e de saúde durante as eleições. O encontro foi na sede do TRE, no bairro Parolin, em Curitiba, e contou com a presença do secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares.

Segundo o secretário coronel Marinho, as forças de segurança do Paraná  estão à disposição do TRE para colaborar com todo o pleito eleitoral de 2020. “Iremos disponibilizar nosso efeito para auxiliar no que for necessário durante o pleito. Essas tratativas são essenciais, mostram a integração entre os órgãos e nos ajudam a começar a definir com maior precisão como serão desenvolvidas as ações”, informou.

O presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula, anunciou na reunião que uma cartilha de prevenção a crimes eleitorais está sendo elaborada, com uma linguagem didática e simples, e será lançada em meados de outubro deste ano. “Esta cartilha foi baseada em um levantamento que identificou os principais ilícitos praticados na véspera e no dia da eleição de cada cidade do estado, e o nosso trabalho será de prevenção desses crimes”, explicou.

O presidente do Comitê Permanente de Segurança do TRE-PR e juiz membro da Corte, doutor Rogério de Assis, lembrou da importância do investimento em tecnologia para melhorar a segurança da população durante o período de votação. “É de extrema importância estarmos aqui, discutindo a segurança, para que tenhamos uma eleição perfeita”, afirmou.

O primeiro turno das eleições está previsto para 15 de novembro deste ano, e o segundo turno ocorrerá em 29 de novembro. O encontro definiu ainda as medidas a serem tomadas para garantir a segurança dos eleitores. Neste ano serão utilizados drones por meio da Polícia Federal, para auxiliar na segurança do dia das eleições.    

Durante o encontro foram debatidos ainda os protocolos da vigilância sanitária, tendo em vista a pandemia do coronavírus (Covid-19). De acordo com o TRE-PR, serão distribuídos equipamentos de segurança individual a todas as zonas eleitorais, dentre outras medidas, segundo protocolo do Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais 2020, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

SEGURANÇA - A Polícia Militar ficará responsável pelo policiamento ostensivo e algumas fiscalizações. “Trata-se da celebração da democracia e a Polícia Militar é parceira deste trabalho há décadas. Vamos empenhar nosso operacional para o sucesso desta eleição. Os crimes eleitorais podem migrar para o âmbito virtual, mas estamos preparados com levantamentos prévios e com um grande planejamento, para que tudo ocorra bem”, declarou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos.

“Para a Polícia Civil é uma honra participar das eleições, é um momento do qual os brasileiros devem se orgulhar e participar, pois no mundo não há outro país que tenha um sistema tão moderno, ágil e seguro. Estaremos empenhados nos recebimentos dos encaminhados por crimes eleitorais e eventuais outras demandas”, afirmou o delegado-geral-adjunto da Polícia Civil, Riad Braga Farhat. 

O secretário municipal da Defesa Social e Trânsito de Curitiba, delegado Guilherme Rangel, salientou que o município conta agora com novos equipamentos, que poderão auxiliar no dia das eleições. “Temos aqui a muralha digital, com várias câmeras novas e colocamos à disposição do TRE no dia do pleito, caso necessário, toda a nossa tecnologia para que seja de maneira mais transparente e segura possível”, disse.

ENCONTRO TÉCNICO - Em agosto deste ano as forças de segurança estaduais e federais e instituições convidadas se reuniram com representantes da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública no Encontro Técnico Operação Eleições 2020 do Sul e Sudeste. A reunião colaborou para definir ações iniciais e a forma de atuação dos órgãos de segurança nas eleições previstas para novembro deste ano. Toda a ação contou com representantes das forças de segurança e demais instituições do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.  

Foi apresentado o Plano Estratégico de Atuação Integrada da Operação Eleições 2020, elaborado pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Também foram debatidos sobre protocolos nacionais para as eleições e diretrizes de segurança para todo o processo eleitoral.  

PRESENÇAS - Participaram da reunião  o vice-presidente e corregedor do TRE-PR, desembargador Vitor Roberto Silva;  a diretora do Fórum Eleitoral de Curitiba, doutora Renata Eliza Fonseca de Barcelos Costa; o presidente do Comitê de Atenção Prioritária ao 1º Grau de Jurisdição, Dr. Oto Luiz Sponholz Júnior; o diretor-geral, doutor Valcir Mombach; e o coordenador de Segurança, Flavio Marçal Rodrigues; a procuradora regional eleitoral, doutora Eloisa Helena Machado;

o superintendente regional da Polícia Federal no Paraná, del. Omar Gabriel Haj Mussi; o delegado regional de combate ao crime organizado no Paraná, Mozar Person Fuchs; o delegado da Polícia Federal, Flavio Setti;   o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Junior; o Superintendente Executivo SMDT, Wagnelson de Oliveira; o coordenador Rivelino Zinier de Almeida; o diretor do Departamento de Fiscalização, José Carlos Felipus da Costa; o chefe substituto da Seção de Operações Especializadas da PRF, Tadeu Bruggemann;  e o assessor da PM no TRE-PR, tenente coronel Eroni Antunes.

Pela Segurança Pública, estiveram, além dos citados acima, o subcomandante-Geral da Polícia Militar, coronel Antônio Carlos de Morais; o assessor militar da Secretaria da Segurança Pública, coronel Erich Wagner Osternack; e o assessor civil da Pasta, delegado Vinícius Carvalho.

 

GALERIA DE IMAGENS