Segurança Pública e Prefeitura de Campina Grande do Sul assinam Resolução Conjunta 21/05/2020 - 17:00

A Secretaria da Segurança Pública e a Prefeitura de Campina Grande do Sul assinaram, na manhã desta quinta-feira (21/05), uma Resolução Conjunta para o compartilhamento do sistema de informações de segurança pública. O documento oficializa o início dos trabalhos, que foram definidos em Termo de Cooperação Técnica assinado anteriormente pelos órgãos.

Assinaram a resolução o secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares, o prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Elerian Zanetti e o secretário da Segurança de Campina Grande do Sul, Jefferson Rosa Cordeiro.

“Hoje demos um passo importante aqui com os representantes de Campina Grande do Sul. Este documento vai permitir integrar, compartilhar e dividir o banco de dados de segurança e as imagens das câmeras. Agora podemos colocar as ações conjuntas em vigor e proporcionar mais segurança para Campina Grande do Sul. Nós teremos acesso aos dados deles e eles aos nossos, para elaborarmos ações e também fazermos diagnósticos”, afirmou o secretário coronel Marinho.

Com o acordo firmado, Campina Grande do Sul recebe capacitação para  consulta a algumas áreas do banco de dados da Secretaria da Segurança Pública do Paraná. Informações como mandados em geral, veículos em situação irregular e situação administrativa de condutores e veículos, além da confecção, consultas e acesso a relatórios do Boletim de Boletim de Ocorrências Unificado, estarão disponíveis. Além disso, o município poderá acessar a ferramentas de Gestão (Business Intelligence) para congruência dos dados e diagnóstico das ocorrências envolvendo o Campina Grande do Sul.

A Secretaria terá acesso à base de dados do município, às imagens de câmeras e informações das secretarias municipais de Saúde e Educação. Também serão disponibilizados acesso aos dados da Secretaria Municipal de Segurança e do Programa Bolsa Família.

A Base Cartográfica e outras informações de Campina Grande do Sul, que auxiliarão no planejamento do Estado, também ficarão disponíveis e deverão auxiliar na integração e na elaboração de ações que resultem em respostas rápidas para toda a população.

“É mais uma parceria entre município e Estado, e a gente agradece e parabeniza a Secretaria da Segurança por mais essa iniciativa. Buscamos sempre trabalhar de forma integrada, através da Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, e esta ação vai colaborar com a segurança no nosso município, nas abordagens e nas questões de tecnologia”, disse o prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Elerian Zanetti .

AMPLIAÇÃO - Em outubro do ano passado o primeiro Termo de Cooperação Técnica para o compartilhamento de informações foi assinado com a Prefeitura de São José dos Pinhais. Este é o segundo município a ser contemplado com a ação.

Outros municípios também integrarão as bases de informações do Estado do Paraná, destacando a atuação em conjunto entre Estado e Município, na integração de sistemas, servindo de exemplo para todo o Brasil.

INTEGRAÇÃO - Durante o evento o secretário coronel Marinho também ressaltou que a Segurança Pública já elabora diversas ações em parceria com o município. “Estamos com uma ação positiva hoje na divisa com São Paulo, que começa em Campina Grande do Sul, e eles disponibilizaram um a equipe para nos ajudar. Também estamos com um trabalho nos terminais de ônibus do município, desenvolvido pela Guarda Municipal e Polícia Militar, para orientar a população para usar máscara. Temos uma parceria que eu classifico como excelente, que veio para ajudar e para somar”, completou.

PRESENÇAS - Estiveram presentes no evento o subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Antônio Carlos de Morais; o diretor da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki; a chefe de gabinete da Secretaria, delegada Luciana de Novaes; o assessor civil da Pasta, delegado Vinícius Carvalho e o assessor militar da Secretaria, coronel Erich Wagner Osternack.

O deputado estadual Alexandre Cury; o inspetor da Guarda Municipal de Campina Grande do Sul, Claudio Adão Crozetta; e o coordenador de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria, capitão Cláudio Todisco, também estiveram no evento.