Secretário coronel Marinho vai à Guaíra, recebe projeto arquitetônico e visita obra 15/05/2020 - 21:00

O secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, esteve, nesta sexta-feira (15/05), em Guaíra, no Oeste do Estado, onde deu continuidade às tratativas sobre a possível criação da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) de Guaíra, além de um conjunto habitacional para policiais que trabalham na região. Ele também visitou, o Corpo de Bombeiros e as obras da Cadeia Pública do município. Coronel Marinho ainda aproveitou a viagem para prestar solidariedade aos companheiros do soldado do Exército Brasileiro, Daniel Elgelmann, cujo corpo foi encontrado na manhã desta sexta-feira.

Durante a visita à Prefeitura, a comitiva do coronel Marinho foi recepcionada pelo vice-prefeito Valberto Paixão da Silva; o secretário de Planejamento de Guaíra, Luiz Mitsuo Shiomi; e o secretário da Segurança Pública e Trânsito do município, Raymundo Francisco Miranda Castanon Andrade.

Na ocasião, a prefeitura apresentou e entregou o projeto arquitetônico para a possível construção 2ª Companhia do BPFron de Guaíra e do conjunto habitacional para os policiais que irão atuar na região. Os terrenos, que também foram visitados pelo secretário, e toda a infraestrutura serão fornecidos pela Prefeitura de Guaíra, para que a Itaipu Binacional, colabore com a instalação, numa contrapartida.

“Agora esse projeto será apresentado para a coordenação da Itaipu Binacional, que vai ajudar com parte de recursos para a obra. Estivemos aqui em março deste ano, já debatendo este assunto e estamos dando continuidade às ações, sempre com foco na integração entre as forças”, afirmou o secretário coronel Romulo Marinho Soares.

CADEIA PÚBLICA - Durante a rápida passagem pelo município, o secretário coronel Marinho acompanhou de perto a construção da nova Cadeia Pública de Guaíra, que vai abrigar 752 presos e um local de mais de 6 mil metros quadrados.

A nova obra, que está 40% executada, faz parte do pacote de 13 unidades prisionais, que, juntas, abrirão mais de 7 mil novas vagas no sistema penal do Departamento Penitenciário.

CORPO DE BOMBEIROS - O secretário coronel Marinho também esteve no Quartel do Corpo de Bombeiros de Guaíra, onde foi recepcionado pelo chefe do Estado-Maior do 3º Comando Regional de Bombeiros, major Charles Elias de Oliveira; comandante do 4º Grupamento dos Bombeiros, major Rogério Lima de Araújo; e o comandante do 3º Subgrupamento Bombeiros, capitão Tiago Zajac dos Santos.

Dentre os temas abordados está o estudo e desenvolvimento de projeto  para tentar viabilizar a construção de uma rampa de Pronto Emprego no Quartel do Corpo de Bombeiros para a unidade, com apoio da Prefeitura.

SOLIDARIEDADE - Na manhã desta sexta-feira (15/05), foi encontrado o corpo do soldado Daniel Elgelmann, do Exército Brasileiro, após três dias de buscas pelas equipes das Polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e de outros órgãos que atuam na região. Ele havia desaparecido após um acidente de barco em Guaíra, o qual está sendo investigado.

“Nós não medimos esforços e nos empenhamos nas buscas pelo corpo. Com o apoio dos órgãos de segurança e com o próprio Exército Brasileiro conseguimos dar uma resposta à essa família neste momento tão delicado”, disse o secretário, se solidarizando com os familiares.

A comitiva foi recepcionada pelo comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada de Cascavel, general de Brigada, Cláudio Henrique da Silva Plácido, que agradeceu as forças de segurança pública pelo apoio para localizar o corpo do soldado. “Temos uma integração muito forte com as forças de segurança aqui da região e este momento triste nos mostrou ainda mais esta união, por isso, agradeço”, disse o general.

“Neste momento a nossa presença é para somar esforços e alinhar medidas para investigar o crime e encontrar os responsáveis, para elucidar este caso muito triste”, completou o secretário coronel Marinho.

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), inspetor Ismael de Oliveira, destacou que na região de fronteira, a integração entre os órgãos de segurança pública reflete em todas as ações contra a criminalidade. “É na fronteira onde estão os melhores de todas as forças, pois a sociedade espera de nós eficiência e resultado”, disse.

PRESENÇAS - Estiveram acompanhando o secretário o Deputado Estadual Subtenente Everton; o assessor militar da SESP, coronel Erich Wagner Osternack; o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Samuel Prestes; delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockemback; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Ismael de Oliveira; o delegado-chefe do Grupamento de Operações Aéreas da Polícia Civil, Renato Coelho; o comandante Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), major André Dorecki; integrante do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), capitão Eldison Martins do Prado.