Secretaria da Segurança comemora o dia do Médico Legista 07/04/2020 - 20:34

Em 7 de abril é comemorado o dia do Perito Médico Legista, profissional que atua no Instituto Médico Legal (IML) e têm como atividade principal a necrópsia em cadáveres, para analisar a estrutura do corpo com o objetivo de encontrar a causa da morte, e também a realização de exames em casos de violência sexual e de lesão corporal. O Secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Romulo Marinho Soares, aproveitou a data para lembrar o trabalho de dedicação desses profissionais em todo o Paraná.

“Sabemos que a medicina é a principal vertente da área da saúde, no entanto, ela também está presente em seguimentos importantes da segurança pública, como no IML que no Paraná faz parte da Polícia Científica. Por isso, parabenizo hoje esses profissionais, cuja dedicação traz esperança de um mundo com mais justiça aos nossos cidadãos”, declarou o secretário Coronel Marinho.

As atividades da medicina legal são minuciosas e demandam grande dedicação e responsabilidade, pois fazem parte de um processo necessário na investigação de crimes como homicídios e estupros, por exemplo. Além de toda a experiência científica que a graduação e carreira de medicina proporcionam a este profissional, física, química, direito e balística também fazem parte da gama de conhecimentos dele.

“O trabalho do Perito Médico Legista é fundamental porque ele traz luz através da ciência em conteúdo probatório, de revelar por meio da medicina legal, evidências da materialidade e da autoria de um crime”, explicou o diretor da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki.

O diretor aproveitou para felicitar os profissionais paranaenses desta área tão importante dentro da Polícia Científica e da segurança pública. “Parabenizo todos os médicos legistas por essa data e principalmente pelo trabalho que realizam fazendo justiça através da ciência”.

GALERIA DE IMAGENS